Doença de Alzheimer, como diagnosticar e tratar

0
494

A Doença de Alzheimer (D.A), é tida como um tipo de doença neurodegenerativa.

Inicialmente descrita pelo professor Alois Alzheimer no ano 1906, em sua descricão inicial foi visto a perda neural e emaranhados neurofibrilares, ela também descreveu as placas extracelulares, conhecidas atualmente como placas senis.

Pacientes acometidos com essa doença apresentam comprometimentos progressivos na saúde física, nas relações e interações sociais e nos domínios cognitivos. Deste modo podemos observar comprometimentos em atividades do cotidiano, podendo associar-se a dificuldades do autocuidado. Observamos também mudanças, alterações no comportamento, e no decorrer da doença na personalidade do indivíduo.

Em sua forma precoce a D.A tem como característica a herança autossômica dominante, relacionada com mutações genéticas nos genes precursores do Amilóide (APP), Presenilina 1 (PSEN1) ou Presenilina 2 (PSNE2).

Seu diagnóstico pode se dar através de um acompanhamento médico e gerontológico especializado, no qual realiza-se exames de sangue, imagens e Avaliações Neuropsicológicas.

Para seu tratamento é implementado medicamentos e Estimulação Cognitiva, tendo como foco a lentificação da doença.

Texto: Caroline Melegari – Gerontóloga Especialista em Neuropsicológica.

Mais informações Clínica Quality Life, endereço Rua Monte Castelo,n 1901.
Fone: (18)3822-2755 ou (18)99639-2860