Docente dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia da Unifadra, a Profa. Maria Bernardete dos Santos Torres fez sua apresentação de defesa no dia 25 de agosto e concluiu o Mestrado em Serviço Social pela Unesp de Franca.
Com a dissertação “Os programas de transferência de renda, Bolsa Família e Auxílio Brasil: análise dos efeitos ideopolíticos na proteção social brasileira”, a docente foi orientada pela Profa. Dra. Eliana Bolorino Canteiro Martins (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp Franca). Além da orientadora, estiveram na banca de avaliação a Profa. Dra. Maria José de Oliveira Lima (Unesp Franca), a Profa. Dra. Solange Maria Teixeira (Departamento de Serviço Social / Universidade Federal do Piauí – UFPI) e demais convidados.
Segundo a professora, o estudo é importante por avaliar o acesso à proteção social, estabelecida constitucionalmente, por meio dos programas de transferência de renda. “Os impactos potenciais pretensos da pesquisa são convergentes com alguns dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis’, com destaque para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e paz, justiça e instituições eficazes. Além disso, os impactos esperados são: contribuir para mobilizar a reflexão sobre a concepção de pobreza com vista a permitir intervenções pautadas em questões estruturais e não individualizadas; constatar as reais intencionalidades das políticas sociais para sua efetivação como direito social e, também, identificar a lógica residual, que pauta atualmente os programas de transferência de renda mínima, colocando em evidência a perspectiva universalista e do direito social por meio do acesso à política pública de qualidade, ampliando a concepção de seguridade social e proteção social”, finaliza Maria Bernardete.
A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam a professora Maria Bernardete dos Santos Torres pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de nossas unidades educacionais.
Fonte: Depto. de Comunicação da Fundec