Distrito Comercial Joaquim Martins é inaugurado em Dracena

0
1008

Inauguração com presença de familiares do homenageado, autoridades, convidados, contemplados com os terrenos e imprensa, ocorreu ontem (5). A Família Dancieri também marcou presença com a homenagem em uma das ruas do Distríto com o nome de Fernando César Dancieri, diretor da empresa Coimma que já faleceu.

Após 16 anos, contados desde a desapropriação da área, o Distrito foi entregue pela administração André Lemos neste sábado, 5/11, e feito a inauguração do Distrito Comercial ‘Joaquim Martins’. O empreendimento fica localizado ao lado do Bairro Aroeiras, com frente para a Rodovia SP-294, Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
O distrito conta com a Rua Miguel Francisco Rollo e a avenida Fernando José Dansieri. A área verde é denominada Cícero da Silva Azevedo.
O local recebeu infraestrutura completa, como asfalto, guias de sarjetas, energia elétrica, água, para que as empresas que se instalarem por lá tenham condições de desenvolver suas atividades.
Foram contempladas para se instalar no Distrito Comercial 22 empresas, que empregam atualmente 373 colaboradores.
A área foi desapropriada através da lei 3.414 de 9 de dezembro de 2006, no segundo mandato do ex-prefeito Junior Stelato.
O prefeito André Lemos falou sobre empreendimento: “Temos muito a comemorar neste momento; é o fechamento de um ciclo, no qual dedicamos muitos esforços para dar continuidade ao trabalho de meus antecessores e concluir este empreendimento. A partir de agora, iniciaremos um segundo ciclo de expansão econômica do município, pois muitos empregos serão gerados com a expansão dos negócios já existentes e com a abertura de novos que estão chegando. Nossa meta é fomentar o desenvolvimento da cidade e o oferecimento de oportunidades no mercado de trabalho”.
EMPRESAS CONTEMPLADAS COM TERRENOS NO DISTRITO:

•    Jóia Comércio E Indústria Gráfica Ltda-EPP
•    Santi & Scaliante Livraria Ltda – ME (Sol & Lua Papelaria)
•    Humberto Perosso (Toralper).
•    Ubiratan Teixeira Silva
•   Casa das Máquinas Comércio, Assistência e Locação de Máquinas Industriais Ltda-EPP
•    Dipoli Distribuidora de Autopeças e Acessórios Ltda
•    Auto Vidros Polidoro Ltda – ME
•    Millenium Funilaria e Pintura de Dracena Ltda-ME
•    Gustavo Rangel Possari
•    GR Retífica de Cabeçotes Ltda
•    O J da Silva Recuperadora (Blocosolda)
•    Milton Santos Antonioli
•    Guilherme Augusto Casoni
•    Magi System
•    Garcia e Mesa
•    M 2 M
•    Casa dos Vidros
•    Temperbox
•    Sergio Silva Nery
•    Gilberto Tomaz de Alquino – ME – Auto Elétrica GR
•    FK Com. Eletrônico
•    Locforte Locação Com. e Logística Ltda

CONHEÇA A HISTÓRIA DE JOAQUIM MARTINS, O ZITO, HOMENAGEADO COM O NOME DO DISTRITO COMERCIAL.

O homenageado Joaquim Martins foi um empresário bem sucedido que fez sua vida prosperar em Dracena junto com a esposa Benedita Fernandes Martins e a família.

Nascido no dia 11 de julho de 1931, Joaquim Martins foi o terceiro filho do casal Antonio Martins e Maria de Jesus Sampaio Martins, em Vila Salles, distrito de Novo Horizonte.

Em 1958 veio para Dracena tentar a vida com sua esposa para trabalhar na fazenda Turmalina, próxima ao distrito de Jaciporã, em uma serraria.

As filhas Elisabeth, Elisete e Heliete foram as três primeiras a nascer naquele período em que o casal lutava bastante para alavancar os negócios.

Em seguida nasceram os filhos Edneia, Rosângela e Heliandro.

No final da década de 1950 e durante toda a década de 1960 houve fatos importantes no trabalho do conhecido Zito.

Joaquim Martins trabalhou na Coimma, empresa liderada pelo saudoso José Dancieri, e depois se arriscou a montar um a fábrica de tacos e assoalho de madeira. Alugou um pequeno espaço na serraria dos tios João Sampaio e Edgar Sampaio. 

Fabricava os tacos ao anoitecer e assentava os mesmos no dia seguinte, seu meio de transporte era uma bicicleta.

Surgiu o negócio com a fabricação de carrinhos de tração animal. Naquele período já tinha um barracão que comprou da serraria dos tios.

Nova etapa: produção de carrocerias, foi quando surgiu a Inconal – Indústria e Comércio Nossa Senhora Aparecida, empresa que até hoje é lembrada pelos dracenenses.

Em determinado momento as carrocerias fabricadas em Dracena eram transportadas para São Paulo e depois de finalizadas acabam sendo enviadas para todo o Nordeste. A Inconal chegou a contar com 120 funcionários.

Em 1973, Joaquim expandia seus negócios e passou a atuar na pecuária, adquirindo sua primeira propriedade no Mato Grosso do Sul, terra em que ele mesmo abriu e transformou em fazenda de gado (agropecuária).

Vale lembrar que para que tudo isso se tornasse realidade ele contou com a colaboração de três irmãos: Valdemar Martins (já falecido); Alberto Martins (morador em Tupã) e Benedito Martins (proprietário do Desfran); dos genros Carlos R. Parra e José de Alencar Meneghini e do filho Heliandro que até hoje conserva o prédio da Inconal no mesmo lugar, local em que muitos pais de família, com o fruto do seu trabalho, tiveram a oportunidade de colocar o pão de cada dia na mesa para seus filhos, ponto que para muitos deixou saudades!

Na política, Zito foi vereador entre 1969 e 1973 e vice-prefeito de 1973 a 1977,  na gestão do prefeito Oswaldo Paulino dos Santos.

Em um sábado nublado e chuvoso, no dia 24 de junho de 2004, sua vida foi ceifada em um acidente, a caminho de uma das suas propriedades no Mato Grosso do Sul.

Joaquim deixou esposa, 6 filhos, 5 genros, 1 nora e 10 netos. No dia 23 de dezembro de 2019, a esposa Benedita faleceu. A família Martins hoje é constituída de 12 netos e 13 bisnetos.

Sua família era seu bem mais precioso!
Homem honesto, honrado, amado, se preocupava sempre com o próximo e teve como lema: ‘Faça o bem não importa a quem’.

Fonte: Bastidores da Notícia e Diretoria de Comunicação Prefeitura Municipal

Fotos: Jorge Zanoni