Dia Mundial da Poupança (31/10): poupar é melhor estratégia para alcançar segurança financeira e realizar sonhos, aponta especialista

0
613

Segundo pesquisa Raio X do Investidor, mais de 53 milhões de brasileiros têm recursos na poupança; campanha do Sicredi atrai 78 mil novos poupadores em cinco meses 

Seja para criar um fundo emergencial, planejar uma viagem ou realizar sonhos, a poupança continua sendo uma das opções mais utilizadas e valorizadas por quem busca segurança ao guardar seu dinheiro. “Sempre tive comigo que é importante colocar recursos na poupança por ser uma forma simples de economizar”, afirma o associado do Sicredi e construtor civil Luiz Carlos Eleoterio. Ele faz parte dos mais de 53 milhões de brasileiros que utilizam essa solução financeira, conforme revela a pesquisa Raio X do Investidor, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Tradicionalmente utilizada para a criação de reservas financeiras, a poupança é recomendada não apenas pela facilidade, segurança e conveniência, mas também por garantir liquidez imediata em caso de necessidade, além de oferecer rendimento mensal. Outro aspecto relevante é o papel que desempenha na cadeia de crédito do sistema financeiro nacional. Grande parte dos recursos captados pela caderneta de poupança é destinada a financiamentos imobiliários e ao crédito rural para a agricultura familiar, atividades que contribuem diretamente para a realização de diversos sonhos.

“A poupança é a porta de entrada para a realização de metas, pois é simples e segura. Indicada principalmente para quem está começando a se organizar financeiramente, ela permite economizar recursos tanto para uma reserva financeira quanto para alcançar objetivos. Muitas pessoas se descobrem investidores ao verem suas economias cresceram na poupança. O ato de poupar é o primeiro passo na educação financeira”, explica a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná.

Por meio da poupança, o planejamento torna-se mais simples, pois os valores economizados são direcionados para transformar objetivos em realizações. É assim que Luiz Carlos enxerga o ato de poupar: como uma forma de construir o futuro, onde cada real guardado contribui para a estabilidade financeira. “Foi com o incentivo do Sicredi em relação à  educação financeira que percebi a importância de poupar e também de fazer um seguro residencial”, relata o associado da instituição financeira cooperativa.

O que dizem os números 

Enquanto a ANBIMA aponta que a poupança segue sendo a opção mais popular entre os brasileiros, o mesmo cenário é observado no Sicredi. No primeiro semestre, a instituição financeira cooperativa registrou uma curva de crescimento positiva nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, alcançando um aumento de R$1,32 bilhão entre janeiro e julho. Nesse período, o número de poupadores superou 1,48 milhão, com um total de R$ 10,27 bilhões acumulados na caderneta de poupança.

Um exemplo do sucesso do reforço do tema de reservas financeiras e poupança pode ser visto na região norte do Paraná e sul de São Paulo. A cooperativa Sicredi, que atua nessa área, registrou um crescimento de 18% na carteira de poupança, assegurando à instituição a terceira posição no ranking regional de investimento nessa modalidade, segundo ranking do Banco Central do Brasil (BACEN). “Acreditamos que um dos principais fatores para o nosso crescimento é o diferencial do Sicredi em oferecer o melhor atendimento. Também estamos avançando em outras carteiras devido ao relacionamento próximo com os associados. Nosso objetivo é fornecer soluções personalizadas para suas necessidades Não visamos lucro e, assim, crescemos juntos”, detalha o diretor de Negócios da Sicredi Norte Sul, Alex Henrique Possi.

Campanha Poupança Premiada

Para incentivar ainda mais o hábito de poupar, o Sicredi — instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados e mais de 2.700 agências no Brasil — está realizando a 9.ª edição da campanha Poupança Premiada, que distribui mais de R$ 2,5 milhões em prêmios. Entre os contemplados está o associado Luiz Carlos Eleoterio, que ganhou R$ 5 mil. “Graças ao prêmio, pude viajar com mais tranquilidade. Já havia planejado essa viagem e, a partir de agora, me organizo ainda mais com a poupança”, reforça o associado.

Com o propósito de incentivar ainda mais a educação financeira entre os associados, a campanha já alcançou 78 mil novos poupadores desde o seu lançamento. “Além do sucesso no número de participantes, entendemos que o principal motivo para comemorarmos os resultados da ação é o crescente interesse em criar reservas emergenciais, investir em sonhos e buscar a segurança que a consciência financeira e o cuidado com as finanças proporcionam”, explica Adriana.

Sorteio especial de meio milhão 

Em outubro, a campanha entra na etapa de distribuição do segundo maior prêmio de toda a ação. Um dos mais de 930 mil poupadores participantes receberá R$ 500 mil em conta, durante o Mês da Poupança, celebrado mundialmente em outubro em alusão ao dia 31, data destinada à conscientização sobre a importância de construir fundos de reserva.

Para participar, basta fazer um depósito de R$ 100,00 na poupança Sicredi, o que gera um número da sorte para concorrer aos sorteios da Loteria Federal. Ao  optar pela poupança programada, o associado recebe números da sorte em dobro. Mais informações estão disponíveis no site oficial da campanha.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook | LinkedIn | YouTube Instagram

Fonte: Comunicação e Marketing