O deputado Mauro Bragato informa que o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan, firmou um acordo com uma indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para a produção de uma vacina contra o coronavírus que está em fase final de testes.
O anúncio foi feito pelo governador João Doria, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira, 11/06, no Palácio dos Bandeirantes. A vacina já está na terceira etapa de testes, último estágio antes da distribuição. A empresa fornecerá ao Instituto Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos da fase 3 em 9 mil voluntários no Brasil em julho deste ano.
Comprovada a eficácia desta vacina, o Instituto Butantan passará a ter o domínio da tecnologia, podendo produzi-la em larga escala no Brasil para fornecimento ao SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita até junho de 2021.
A vacina já foi aprovada para testes clínicos na China, sede da empresa que desenvolveu a tecnologia. Ela usa uma versão do vírus inativado. Isso quer dizer que não há a presença do coronavírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.
Bragato enalteceu o trabalho Instituto Butantan e ressaltou que esta parceria mostra o comprometimento do Governo do Estado de São Paulo no combate à pandemia. “Essa é a prova de que o Governo do Estado de São Paulo está investindo em ciência e tecnologia para buscar uma solução para enfrentarmos essa doença. Por meio da cooperação internacional, e da união de esforços, vamos superar essa adversidade”, destacou.
Fonte: Assessoria de Imprensa