Consulta pública do ‘Future-se’ recebeu mais de 5 mil respostas nos primeiros dois dias

0
718

Balanço parcial da participação popular sobre o projeto equivale ao período entre as 10h de quarta-feira (17), quando o texto foi divulgado, e as 15h30 desta sexta (19).

Mais de 5 mil pessoas já enviaram comentários ao Ministério da Educação sobre o texto aberto à consulta pública nos primeiros dois dias de prazo. Segundo um balanço parcial obtido pelo G1, entre as 10h de quarta-feira (17) e as 15h30 desta sexta (19), o número de pessoas que haviam feito o cadastro chegou a 9.015, sendo que 5.106 delas enviou ao menos um comentário sobre os pontos da proposta.

A consulta pública ficará no ar até as 23h59 de 15 de agosto, informou o MEC na tarde desta sexta.

Para participar, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF no sistema da consulta pública.

Já para enviar comentários sobre a proposta, o participante deverá preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação.

A cada capítulo, os participantes poderão responder a perguntas objetivas sobre se consideram o texto “totalmente claro”, “claro com ressalvas” ou “não está claro”. Há também pelo menos um campo por capítulo no qual os participantes poderão incluir comentários por escrito. Na décima e última página do formulário, há outro campo de texto aberto para um “comentário geral sobre a proposta do programa”.

Porém, não existem campos de resposta objetiva para que a população possa indicar se concorda, discorda ou concorda em partes com alguma proposta.

Fonte: G1