Congresso da Medicina de Dracena auxilia na preparação de estudantes para as carreiras clínica e acadêmica

0
1116

Realizado na Unifadra, o evento reuniu 230 inscritos e diversos convidados.

Foi promovido nos dias 13, 14 e 15 de setembro o IV Congresso Acadêmico de Medicina de Dracena (CAMED), evento organizado pelos alunos do Centro Acadêmico “Maria Brasília Leme Lopes” (CAMBRA) em parceria com a Unifadra.

Composto pela seleção de trabalhos de iniciação científica, pela exibição de pôsteres acadêmicos e por palestras de especialistas, o evento contou com 230 inscrições de estudantes da Unifadra, de instituições da região e da comunidade médica.

O tema deste ano foi Clínica Geral e as palestras escolhidas visaram enriquecer a futura atuação generalista dos estudantes, com o compartilhamento de experiências de diversos médicos especialistas.

O ciclo de palestras foi iniciado na quarta-feira (13) pelo cardiologista Guilherme Neif, que focou desenvolver o raciocínio clínico para diagnosticar e tratar infarto agudo do miocárdio. A segunda palestra da noite foi ministrada pela pediatra neonatologista Gabriela Reigota, que ressaltou a importância de o pediatra dominar as situações de reanimação de recém-nascidos para atuar na sala de parto.

Os acadêmicos prestaram homenagens ao Prof. Me. Marcelo Valentim Mansano e à Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes por sua dedicação ao ensino e lançaram o prêmio “Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu”, destinado ao reconhecimento de importantes profissionais médicos. O primeiro homenageado foi o Dr. Sylvio Adir Miguel, que, entre muitas outras realizações, foi responsável pelo Banco de Sangue da cidade de Dracena por 35 anos e por cerca de 18.000 partos ao longo de sua carreira.

Também foi aberta a exposição de 11 pôsteres com trabalhos de iniciação científica  selecionados pela banca avaliadora do curso de Medicina da Unifadra.

Na segunda noite do congresso (14), o médico neurocirurgião Carlos A. dos Santos Filho, também professor da Medicina da Unifadra, tratou de traumatismo cranioencefálico e dos protocolos adotados em pronto atendimento. Já a médica ginecologista e obstetra Ligia Maria falou sobre emergências relacionadas à saúde da mulher com as quais os generalistas podem se deparar.

A última palestra da edição foi a da psiquiatra e docente da Unifadra Raquel Santin Bonfim, que falou sobre a atuação do clínico diante de emergências psiquiátricas e compartilhou algumas de suas experiências.

No terceiro e último dia do CAMED 2023, o foco foram as apresentações orais dos cinco melhores trabalhos de iniciação científica segundo a avaliação da banca.

O IV CAMED foi presidido pela Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes e pela discente Ana Beatriz Silva Mendonça, acadêmica do 6º termo de Medicina da Unifadra Dracena e presidente do CAMBRA – Centro Acadêmico Maria Brasília Leme Lopes.

Fonte: Depto. de Comunicação da Fundec