Como será que está sendo tratada a Dengue em Dracena?

0
900

Até a última terça-feira (7) em números apresentados “exclusivamente” para a Tv Fronteira, existiam 2.057 casos registrados. Acreditamos que existam muitos mais.

Uma cidade onde existe uma Assessoria de Comunicação que não tem autonomia para absolutamente nada, que fica a mercê dos “caprichos” da administração municipal, só pode deixar uma população DESinformada.

Senão vejamos: Caso de Meningite viral na Creche do jardim Alvorada, duas mortes por Dengue na cidade, Internação por Coronavírus, entre outras, só veio à tona por conta de alguns órgãos de uma imprensa sérios e investigativos que existe em Dracena, caso contrário talvez até hoje ninguém estivesse sabendo.

Outro exemplo, e ai além da comunicação ineficiente que temos, entra a falta de planejamento. Na próxima segunda-feira (13), serão aplicadas vacinas contra a gripe para idosos, agora nas escolas municipais. Porque já não se fez isso antes? Dracena vive de testes, de experiências e na maioria das vezes, não dão certo. Nada concreto e que mereça aplausos, temos que criticar sim. Aplausos só para o pessoal de campo que visitam as residências.

Porque o senhor prefeito municipal não vem a público para toda a imprensa escrita, falada, televisada, sites e blogs e dá explicações pontuais em vez de ficar fazendo vídeos que uma minoria de cidadãos tem acesso e mandando apenas para “Grupos” do seu meio?

Porque só fala para um órgão de imprensa que publica atos oficiais por força de concorrência pública? Aliás já passou da hora de se fazer uma economia aos cofres públicos de mais de R$ 150 mil reais por ano e divulgar os ato on line no Site da Prefeitura. Alguma vez até fala para outro órgão mas também é um aliado político.

Nós imprensa séria, e falo aqui de todos os órgãos, já nos colocamos á disposição, mas acreditamos que o “medo” das perguntas que faremos é que faz com que não exista coletivas de imprensa, coletivas essas que achamos obrigação, pois não somos nós que clamamos, mas a população, que os administradores venham a público e falem o que realmente está acontecendo em nossa cidade. Tem uma prova recente que quando se faz uma coletiva e se é convidado, todos comparecem, isso aconteceu há poucos dias.

Enquanto vemos uma região toda, com prefeitos e secretários da saúde vindo a público dar satisfações, “mostrar a cara”, em Dracena é totalmente ao contrário, evitam falar e metem os pés pelas mãos, nunca ouvindo uma opinião, somente os secretários e assessores é que sabem tudo, a população não tem direito a nada, só a votar e ficar calada.

Já é hora de pensar e repensar, será que em mais de três anos de mandato dessa administração não entendeu ainda que o caminho percorrido está errado? Será que a soberba e o poder falam mais alto que uma população inteira?

Queremos lembrar que o órgão oficial para divulgação das ações da administração, é o site da Prefeitura Municipal de Dracena: https://www.dracena.sp.gov.br/

Esse sim é o local para divulgar tudo relacionado ao município, e que Facebook e outras ferramentas é para complementar informações, além do que a Assessoria de Imprensa tem “OBRIGAÇÃO” de divulgar para todos os órgãos indistintamente, todas as notícias de cunho que envolva a sociedade, pois é paga para isso, e somos nós que pagamos.

Lembrando que a Assessoria de Imprensa tem o e-mail de todos os órgãos, e que é o meio mais seguro para enviar matérias. Reiteramos que é “OBRIGAÇÃO” de vocês nos enviarem, e não nós de ficarmos pedindo ou insistindo para ter algum tipo de informação.

Cabe também a Assessoria de Imprensa manter atualizado diariamente o Site da Prefeitura Municipal. Esta semana vimos matéria do colunista José Narciso que dia 7 estava com atualização do dia 1º. Ainda podemos apontar que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, já mudou de secretário há mais de duas semanas e não foi alterado ainda. Já a Secretaria de Saúde e Higiene Pública não consta o nome da secretária que está na pasta há pelo menos dois meses. Lembrando ainda que ficamos sabemos das mudanças por terceiros, não fomos comunicados oficialmente.

Nós, imprensa e munícipes merecemos respeito, queremos e precisamos saber das coisas que estão acontecendo em nossa cidade, e para isso repito, todos os órgãos indistintamente já se colocaram à disposição, basta boa vontade e humildade por parte da administração.

Jorge Zanoni