Como lidar com pessoas invejosas

0
2211

“Onde há inveja, não há amizade.”
LUÍS DE CAMÕES

Como lidar com pessoas invejosas

A inveja é um sentimento que todos nós sentimos em algum momento. Trata-se de um desejo de possuir o que pertence ao outro. Os invejosos normalmente são competitivos, querem sempre estar à frente, não costumam fazer elogios e sentem prazer em criticar. Subestimam conquistas dos outros e exaltam as suas e não demonstram felicidade com o sucesso alheio.

Os invejosos gostam de ouvir falar sobre a vida das pessoas apenas para terem a oportunidade de se demonstrarem superiores. São competitivos e não admitem ficar para trás.

Pessoas invejosas comemoram seus fracassos e dificuldades por isso deixe de falar sobre suas derrotas falhas e medos. Eles irão utilizar isso para se exaltarem e farão com que você se sinta mal. No geral evite conversas sobre a sua vida e não permita que a pessoa invejosa tenha acesso aos seus planos e sonhos. Quanto menos ela souber melhor.

Conversar com a pessoa que demonstra inveja de você em um papo leve e sincero pode ser a solução. Caso a inveja seja consequência de uma autoestima baixa a pessoa pode se sentir acolhida e repensar suas atitudes ao perceber que está com uma atitude nociva! Se a pessoa realmente for agressiva e demonstrar maldade, não medindo esforços para tomar o que você tem, nesses casos procure se afastar e evitar convívio com o indivíduo.

Procure elogiá-lo. Ao ressaltar as suas qualidades e valorizar seus pontos positivos ela pode sentir valorizada. Criar o hábito de elogiar mais pode ser uma ferramenta poderosa para diminuir a inveja e criar um ambiente harmonioso em que todos se sintam valorizados.

Caso a pessoa invejosa esteja no ambiente de trabalho e você seja obrigado a conviver com ela todos os dias, tome cuidado.  Se a inveja estiver passando dos limites sinalize aos seus gestores de forma madura e consciente sobre o que está acontecendo. Nesses casos pode ser muito interessante fazer terapia para expor o que você sente e aprender a lidar de maneira ainda mais inteligente com pessoas invejosas.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga – (TCC) CRP 06/158174