Como educar sem bater? ideia! (por Cidinha Pascoaloto)

0
683

Existem muitas alternativas para lidar com a criança e o adolescente sem ser o castigo físico e elas são benéficas para o desenvolvimento das crianças. Quando uma criança não sofre violência na infância ela se desenvolve com melhor comportamento do que aquelas que sofreram algum tipo de agressão. Nunca optar por palmadas, gritos e xingamentos no dia a dia com uma criança.

 A violência pode alterar o cérebro e interferir no desenvolvimento cerebral. A produção de hormônios do estresse aumenta em decorrência das exposições das agressões físicas e psicológicas e as verbalizações punitivas. Crianças que sofrem agressões até os cinco anos demonstram mais problemas de comportamento em seu desenvolvimento. Levar surra pode desencadear problemas de saúde mental e comportamento antissocial. Crianças que apanham ficam mais desobedientes e na fase adulta ficam revoltadas.

 Por mais leve que seja como puxar cabelos e dar palmadas no bumbum e nas mãos, o castigo físico traz consequências negativas, portanto vale a pena investir em uma educação que preserve a saúde mental do seu filho e tenha retorno positivo.

 Existem algumas maneiras de educar sem bater e nem humilhar como dialogar, escutar, impor limites, explicar as consequências dos atos, valorizar todos os seus esforços mesmo que erram. Deixar a criança chorar e expressar sentimentos é saudável e é uma forma de lidar com as emoções. Deixe seu filho chorar.

 Fique perto até que ele entenda que você não vai ceder aos seus caprichos. Converse com a criança quando ela se acalmar. A fala deve ser adequada de acordo com a idade da criança. Escutar a criança com atenção e perguntando mais detalhes sem interromper a fala dela fará com que a criança se sinta respeitada e entendida e ela se tornará mais próxima de você. Isso se chama confiança. Educar sem bater não é um “bicho de sete cabeças”. Valorizar e respeitar a criança cria-se vínculos duradouros. As crianças são seres humanos em desenvolvimento.

Quer ajudar a educar sem bater? Compartilhe o post nas suas redes sociais.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade Atendimento presencial e online, contato: (18) 99725-6418