Cinesiofobia: o que significa e como é tratada (por Cidinha Pascoaloto)

0
399

A cinesiologia, é um fator associado a dor crônica e medo irracional de fazer movimento ou atividade física como caminhadas e exercícios mais intensos e sentir dor.

Ela pode afetar pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico como atletas e pessoas sedentárias, impedindo-as de desfrutar de uma vida ativa e saudável. A cinesiologia pode desencadear uma ampla gama de respostas emocionais negativas, incluindo ansiedade extrema e até mesmo ataques de pânico.

Os sintomas da cinesiofobia podem variar de leves a graves, dependendo do indivíduo ele pode ter palpitações cardíacas, sudorese excessiva entre outros.

 Esses sintomas podem ter um impacto significativo na vida diária da pessoa, limitando sua capacidade de participar de atividades sociais, de trabalho ou de lazer. Ela pode ser desencadeada por diversas razões como fatores genéticos, pacientes que sofreram lesões graves durante atividades físicas, acidentes graves, falta de autoconfiança e de habilidade.

 Quando a pessoa tem expectativas e pressões sociais para atingir determinados padrões de condicionamentos podem causar ansiedade extrema, medo, respostas emocionais negativas, e até mesmo ataques de pânico. O portador desse transtorno pode ter problemas de saúde como ganho de peso e perda de força muscular.

 Determinação e paciência, apoio familiar e de amigos ou de grupos que podem ser fundamentais para superar cinesiofobia.

Começar devagar “a praticar” algumas atividades físicas e aumentar gradualmente para não sobrecarregar, exercitar com amigos pode tornar a atividade mais prazerosa. O primeiro passo é procurar apoio psicológico, com tratamento adequado e apoio a pessoa pode retornar a vida normal ser ativo e saudável, mas isso exige esforço e persistência. As terapias com psicólogos da área comportamental podem ajudar o paciente lidar com o medo.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418