CAFÉ PEQUENO
*CLAUDIVAL CLEMENTE
*CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE
Geralmente nunca se para pensar que a roda da economia é movimentada por pequenas coisas, as vezes que até parecem insignificantes. Um espresso na cafeteria, um jantar a dois ou com a família, uma sessão de cinema ou mesmo uma saída à celebração religiosa podem parecer à primeira vista coisas corriqueiras da vida, que não fazem a menor importância no final das contas.
Mas todas estas atividades sempre podem levar a uma outra e as vezes uma simples saída para uma cerimônia religiosa pode provocar uma compra de alguma mercadoria ou de algum serviço. Quando estas atividades são diminuídas por medo de uma possível contaminação do coronavírus, a economia, como um todo, sente o reflexo destas diminuições; talvez seja porisso que alguns políticos do Brasil e mesmo do exterior afirmaram categoricamente que a divulgação da doença pela imprensa estava superestimada e que se tratava de uma gripe mais forte. Infelizmente não é e as previsões dos especialistas em saúde estão comprovando a proliferação do vírus.
Lamentável como estes comportamentos podem impactar a vida econômica do país, pois a microeconomia é constituída de pequenos atos, cujos somatórios atingem altas cifras. Esta semana foi uma semana repleta de altos e baixos na economia, com quedas nas bolsas de valores e polvorosa no mundo dos negócios, pois a expansão da contaminação era esperada em menor grau.
O importante a esta altura dos fatos é que medidas econômicas sejam implementadas a curto prazo a fim de que o ambiente de negócios se mantenha ativo, mesmo diante das adversidades pelas quais o mundo passa.
Mas tais adversidades não podem ser tratadas com desdém ou descaso, como aconteceu em crises passadas, tratadas como “marolinhas”, ou seja, algo sem importância, exatamente como as autoridades atuais estavam tratando a crise anunciada.
Além do cuidado com a saúde da população, pois é importante as autoridades reconhecerem a gravidade do vírus, permitindo a implantação de protocolos que permitam o rápido atendimento em caso de necessidade.
No fundo tudo se resume a coisas pequenas, mas que juntas e agregadas se tornam importantes para o país. O importante é não perder a visão, porque o mundo já enfrentou várias crises e saiu ileso de todas elas. O Brasil também enfrentou algumas crises e também saiu vitorioso.
Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.
*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. Sócio sênior da BCRC Consultoria.
** Revisão e colaboração – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.