O comportamento de birra também acontece na vida adulta. Ela pode acontecer por falta de habilidade para executar determinada atividade, baixa tolerância, frustração e estresse.
Existem adultos que não conseguem lidar de forma madura com as emoções e frustrações e por isso fazem birras, e ficam agitados a ponto de incomodar as pessoas a sua volta.
Um ataque de raiva em um adulto pode ocorrer por incapacidade para gerenciar as emoções negativas como a raiva e o medo, por isso reage de forma inadequada e infantilizada.
Uma birra no adulto, pode tornar-se um comportamento doentio e desajustado que afeta o equilíbrio emocional a vida social e familiar.
Mas, como é uma birra de adulto? Elas podem acontecer de diversas maneiras e existem umas mais comuns como fazer silêncio absoluto e mortal diante da situação que o afetou. Não se comunicar e ignorar o fato, é uma forma infantil e irracional de birra.
A birra também pode se manifestar como explosões emocionais onde a pessoa perde o controle e dramatiza exageradamente podendo levar a agressões físicas, xingamentos e bofetadas contra pessoas e objetos.
O que devemos fazer para lidar com a birra adulta? Em primeiro lugar estabelecer limites evitando acumular ressentimentos e revoltas, sair de perto sempre que possível, resolver os problemas para evitar maiores explosões.
Reconhecer o que incomoda e aprender a lidar com a situação, não contar tudo que acontece para se proteger, encontre tempo para lazer, faça relaxamentos para desconectar da rotina. Procure ajuda profissional. A terapia pode ajudar você a encontrar estratégias para desenvolver habilidades de enfrentamento. Mas, o que leva um adulto a fazer birra? O mesmo que leva as crianças – Frustração.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418