As sutilezas do mercado

0
592

AS SUTILEZAS DO MERCADO.                                                                                                

 *CLAUDIVAL CLEMENTE.

**CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

O mercado de capitais é um mecanismo de distribuição de valores mobiliários (títulos que normalmente são vendidos publicamente em Bolsa de Valores), cujo objetivo é trazer dinheiro para as empresas e as estas atividades empresariais produzem resultados financeiros para as pessoas ou grupo de pessoas e empresas que investiram nestes títulos.O conceito normalmente é resumido pela expressão “mercado.”

Decisões políticas e econômicas podem influenciar as atividades do mercado, especialmente quando estas decisões possam levar à algum risco das atividades financeiras das empresas.

Mas existem ouros assuntos que também podem provocar o aumento ou queda nas atividades do mercado, às vezes até alguma situação de onde não se espera nenhuma reação.

O mercado se encontrava em queda desde o anúncio da pandemia do SARS-Cov2 (vírus que provoca a Covid19), especialmente depois da declaração das autoridades sanitárias que a contaminação tinha atingido o Brasil, com decretação de isolamento social por parte das autoridades estaduais e a rivalidade criada entre o Governo Federal e os governadores. O Governo Federal defendia o isolamento horizontal, por meio do qual somente pessoas idosas e portadoras de doenças crônicas deveriam ser isoladas. Os governadores defendiam o isolamento vertical, com o fechamento de todas as atividades comerciais, exceto as consideradas essenciais, como hospitais, postos de gasolinas, supermercados e lojas de suprimentos para animais.

Com a prática do isolamento social vários ramos de negócios perderam muitas vendas e consequentemente com perda de arrecadação por parte dos governos. Algumas empresas que fazem parte da Bolsa de Valores também perderam a rentabilidade e as atividades caíram consideravelmente desde abril deste ano.

Mas uma pequena possibilidade de normalidade nas atividades comerciais é bem vista pelos investidores e foi suficiente para que um fechamento com elevação de 4,69% – maior índice desde 6 de abril – atingindo 81.194 , nível que não era alcançado desde 29 de abril.  O dólar caiu 2% fechou negociado em média em R$5,72, maior queda diária deste mês. Pontos representa o provável valor em reais das diversas carteiras de investimentos. Cada ponto equivale a um real.

A novidade que melhorou o desempenho do mercado veio diretamente dos EUA, com a divulgação de um comunicado da empresa americana de Biotecnologia MODERNA, que a vacina contra o Covid19, testado em um pequeno grupo de voluntários saudáveis, ajudou a criar respostas imunes que podem proteger as pessoas de serem infectadas pelo novo coronavírus.

A vacina desenvolvida pela Moderna utiliza uma técnica que até hoje não é usada contra nenhuma outra doença no mundo. A empresa aposta na utilização do RNA mensageiro, no qual a pessoa recebe uma injeção com material genético para que suas próprias células produzam as proteínas do vírus com o objetivo de que seu sistema imunológico crie as defesas contra o coronavírus real.  Estes resultados pela revista científica “New EnglandJournalof Medicine”, o que tornou o assunto comprovado em termos de estudos científicos. Pesquisa semelhante é realizada também pela Pfizer, que também anunciou resultados animadores de fase 1 recentemente, bastante parecidos com o da Moderna.

Mas é de fato interessante o mercado se movimentar, especialmente elevando os níveis por causa dos resultados das pesquisas envolvendo o combate ao SARS-Cov2, pois enquanto este vírus não for definitivamente eliminado da face da terra, sempre será um inimigo invisível, à espreita de novas vítimas. São as sutilezas do mercado que fazem toda a diferença.

Justamente por isso, nunca se esqueça que ainda estamos no combate ao SARS-Cov 2, mantendo os cuidados de distanciamento social e higiene pessoal .Importante sempre lembrar de lavar as mãos com frequência, com água e sabão durante 20 segundos ou higienizar com álcool gel 70%, evitar tocar a boca, o nariz e os olhos com as mãos e cobrir a boca quando tossir ou espirrar.Saindo de casa, use sempre as máscaras, com a devida cautela, evitando aglomerações. Nunca toque na máscara e não é necessário baixar ou tirar a máscara para falar ao celular ou ouvir ou gravar alguma mensagem no watts. A máscara é a melhor proteção no momento.

Juntos somos mais fortes, juntos venceremos. O Brasil irá vencer o vírus. O Brasil precisa de todos nós.

Participe enviando dúvidas, comentários ou sugestões parabcrcnews.wixsite.com e também  no facebook, onde podereler este e outros artigos. Até a próxima.

*Formado em Direito pela UENP – Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Ourinhos. MBA em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá(em curso) . Sócio sênior da BCRC Consultoria em Comunicação.

** Revisão e colaboração  – Administrador de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.