Vídeo mostra que hélice atingiu edifício e aeronave perdeu altitude. Acidente foi em Vicente Pires; 5 pessoas estavam a bordo e não se feriram com gravidade.
Um vídeo gravado por uma das testemunhas que viram o momento da queda do helicóptero do Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (30), em Vicente Pires, no Distrito Federal, mostra que a hélice bateu em um prédio, antes da aeronave começar a perder altitude (veja vídeo acima).
Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu durante o processo de pouso para atender uma ocorrência de parada cardiorrespiratória. Dos cinco tripulantes, nenhum se feriu com gravidade.
Nas imagens, é possível ver o helicóptero perto do prédio, quando a hélice bateu no edifício. Partes da construção se soltaram e a aeronave perdeu altitude.
Na gravação, a mulher que filmava gritou, assustada. “Oh meu Deus, o helicóptero caiu. Bateu nas coisas. Jesus amado”, diz ela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/O/V/4XfrUTRSCiZ0E1dZtQkg/queda-cop-cbmdf.jpg)
antes de cair, hélice de helicóptero do Corpo de Bombeiros bateu em prédio no DF — Foto: Reprodução
O vídeo, feito com um celular, termina com a mulher saindo em busca de informações sobre o acidente.
Logo depois da queda, o copiloto enviou um áudio para militares do Corpo de Bombeiros, tranquilizando os colegas.
O Corpo de Bombeiros não informou o nome dos tripulantes. Apenas deu as funções deles:
- 1 tenente-coronel
- 1 major
- 1 sargento
- 1 médico
- 1 enfermeira
Carro atingido
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/c/z/BqMOhbSGqENqiVYSGB9A/queda-cop.jpeg)
Helicóptero dos bombeiros cai e atinge carro no DF — Foto: Corpo de Bombeiros do DF/Divulgação
O dono do veiculo atingido pela aeronave disse que trabalha em uma gráfica e sempre estaciona no local. Ele contou que estacionou às 9h. O acidente ocorreu às 10h35.
O homem contou que ele e colegas escutaram um “barulho muito forte e foram ver o que tinha acontecido”.
“Lá fora, muita poeira, não conseguia enxergar nada. Na hora, pensei primeiro nas pessoas, se tinham se machucado.”
O dono do carro contou também que havia retirado o veículo da oficina na semana passada.
Cenipa investiga
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/o/MQA0RmSeaSA3JlB718jA/queda-aeronave-1-.jpeg)
Helicóptero dos bombeiros cai e atinge carro no DF — Foto: Corpo de Bombeiros do DF
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que Investigadores do 6ª Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa ), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
“A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.”
Já Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero está com a documentação em dia e aeronave tinha capacidade para seis pessoas.
Outro caso
Em 2007, três bombeiros morreram carbonizados na queda de um helicóptero, em Ceilândia. O acidente ocorreu durante a operação de remoção de um corpo encontrado em uma usina de lixo, local de difícil acesso.
Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/07/30/antes-de-cair-helicoptero-do-corpo-de-bombeiros-do-df-bateu-em-predio-veja-imagens.ghtml