Animais são mortos e grande pegada ‘misteriosa’ intriga moradores

0
1343

A morte de diversos animais em um recanto durante a madrugada está intrigando e preocupando moradores da região de Apiaí, no interior de São Paulo. Da noite para o dia, todas as cabras e gansos, adultos e filhotes, apareceram mortos com ferimentos nos pescoços.

Em entrevista, o marido da proprietária do Pesqueiro Recanto Nativo, Joelso Santos Silva, de 50 anos, afirmou que recebeu uma ligação do cunhado, que mora no recanto, afirmando que todos os animais tinham sido “abatidos”. Ao chegar no local para ajudar o parente, Joelso afirma que se deparou com uma cena “muito esquisita”.

“Estavam todos espalhados, mortos, com ferimento no pescoço e só”, afirma. Ele diz, ainda, que apenas uma carneira conseguiu sobreviver, pois correu para a área próxima à residência e se manteve escondida. Todos os outros animais, sendo várias cabras e pelo menos três gansos, não tiveram a mesma sorte. “Encontrei animal morto até dentro do açude.”

Joelso chegou a medir o tamanho dos ferimentos, para avaliar a possibilidade de terem sido causados pelo ataque de cachorros de caça. “São seis dedos de um canino até o outro. Se fosse um cachorro, teria que ser um cachorro gigante. E a mesma mordida foi encontrada em todos os animais, do mesmo jeito”, afirma.

“Foi muito esquisito. Chupa cabra eu sei que não foi, mas foi um tanto quanto estranho”, afirma Joelso.

Tocaia

O caso ocorreu na noite de terça (18) e madrugada de quarta-feira (19). Joelso contou que ficou de tocaia no recanto esperando pelo retorno do animal. “Não voltou, acho que porque sabe que não sobrou nada por aqui. Matou os animais e sumiu”, afirma.

Ele chegou a procurar rastro de pegadas ou indícios que pudessem auxiliar na identificação do animal misterioso, mas encontrou apenas um par de pegadas (veja imagem abaixo), que acredita não ter relação com o ataque. “Só achei essa pegada sinistra, mas acho que não tem nada a ver. Pode ter sido feita por um carneiro se ajoelhando.”

Apesar do prejuízo das vidas dos animais e das circunstâncias do ataque, Joelso afirma que não foi registrado boletim de ocorrência para relatar a situação. Os animais foram enterrados no local e a carneira sobrevivente do ataque foi levada à um sítio seguro.

Fonte: G1