Alunos do Anglo-CID estudam as Paralimpíadas e a inclusão social

0
789

A professora  de Educação Física do Anglo-CID Aline Siqueira trabalhou, durante o mês de novembro e início de dezembro, as Paralimpíadas com os alunos do 7º ano do ensino fundamental.
Aline explicou que o principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição, independentemente de seu biotipo ou de sua deficiência. Essa inclusão é submetida a uma adequação, para dar oportunidades de vivências produtivas às pessoas envolvidas. O profissional deve ser valorizado por suas potencialidades e pela contribuição que oferece para a sociedade.
“As pessoas com deficiências têm nas Paralimpíadas uma oportunidade para elevar sua autoestima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como atleta e como cidadão. Nossos alunos aprenderam sobre o esporte, mas, sobretudo, aprenderam sobre valores e autoestima”, ressaltou Aline Siqueira.
A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava destacou que “o esporte é uma atividade de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e as Paralimpíadas vêm ao encontro das necessidades dos atletas com deficiência, seja ela física ou intelectual. A inclusão dessas pessoas nesse evento esportivo as auxilia bastante nos aspectos emocional e psicológico, inserindo-as em um contexto social satisfatório para o desenvolvimento de novas habilidades.”
O movimento paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitude, garra, força, esperança, confiança, fé e, principalmente, perseverança, fizeram com que os Jogos Paralímpicos se transformassem no segundo maior evento esportivo do mundo.

Carolina Colnago
Assistente de Comunicação 

Fundação Dracenense de Educação e Cultura