Ajude seu filho a superar o medo do escuro

0
807

O medo do escuro é comum na infância e começa a aparecer por volta dos 3 anos e vai até 7. O medo ocorre porque nessa idade as crianças não conseguem distinguir a realidade da fantasia.

Todas as crianças passam por essa fase, o medo vem do desconhecido. Por isso não podemos diminuir o sentimento da criança, como dizer, “não tem nada aí embaixo da cama” ou “vira para o lado e fecha o olho”.

Procure libertar a criança que existe em você e use a imaginação. Brinque como se você também estivesse vendo o monstro e espante-o junto com o seu filho. Você pode brincar de pegar o bicho e ter uma conversinha com ele, explique que o bicho também sente medo do escuro e por isso se esconde debaixo da cama. Você pode fazer junto com ele uma aguinha perfumada e chamar de “spray anti-monstro” ou fazer um pó magico. Procure iluminar um pouco o quarto, vale colocar pisca – piscas, uma luz fraca ou estrelinhas florescentes no teto, essa estratégia ajuda a criança se relacionar melhor com o escuro.

Se seu filho gosta de bichinhos de pelúcia coloque-os sobre a cama para ele se sentir protegido. Você pode ajudar a criança olhar o quarto antes de dormir e verificar que não tem nenhum monstro no quarto.

Você sabia que o medo é passado de geração a geração? Lembra das histórias que contavam para as crianças? Sobre o bicho-papão, cuca, lobo mau, bruxa, boi da cara preta entre outras? É interessante observar também que além do medo, há a questão da necessidade de companhia. E vale contar a ele como você superou o próprio medo de escuro quando era criança.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174Terapia cognitivo comportamental (TCC)Atendimento on-line e presencialContato: (18) 99725-6418