Acupuntura minimiza sintomas da dengue

0
1527

Com o aumento preocupante na alta de casos de dengue por todo o Brasil, a biomédica Geovanna Cursino – Mestre em Ciências Básicas e especialista em Medicina Tradicional Chinesa – chama atenção para os benefícios que a Acupuntura pode trazer para o paciente diagnosticado com a doença. Apesar de não ser um tratamento preventivo nestes casos, a aplicação diminui, e muito, os sintomas dos doentes.
“A dengue é fator externo ao corpo, daí o motivo de não conseguir fazer a prevenção pela medicina chinesa. Claro que a pessoa pode e deve usar repelente, principalmente nos horários em que tem mais atividade do mosquito, e ter cuidados básicos para que não haja proliferação”, lembra.
Para a biomédica, a acupuntura ajuda nos sintomas desconfortáveis e agressivos que a dengue causa. “Conseguimos, por exemplo, baixar a febre alta, diminuir a dor articular, a fadiga, as dores de cabeça e a náusea e vômito. E, no prognóstico, que é a gravidade com que ela alcança a pessoa, podemos amenizar também”.
Tudo isso porque a dengue é uma doença onde precisa de atenção redobrada na hora de se medicar. “No caso da medicina chinesa, não existe nenhuma contraindicação e não mascara diagnóstico. Bom saber, por exemplo, que a dengue não começa hemorrágica, ela evolui para isso e, impedir que evolua, diminui todos os outros sintomas”.
A ventosa, junto da acupuntura e da auriculoterapia, também é uma ferramenta contra os sintomas causados pela doença. “Ajuda muito no relaxamento muscular e sessões a cada três dias das terapias em conjunto, controla o mal estar”, explica.
Uma dica que o paciente pode fazer em casa é a diminuição de temperatura corporal. “Toda infecção é invasão de calor. Se a pessoa conseguir se manter o mais calma possível para não aumentar o calor externo, evitar explosões e ingerir bastante água, já que o calor seca as mucosas e desidrata o corpo”.

Fonte: Biomédica Geovanna Cursino