Ao longo da vida o ser humano passa por várias fases, desde o desenvolvimento até o processo de envelhecimento. Passamos por mudanças biológicas, psicológicas e a nossa relação com o mundo também muda. Adoecemos com o passar dos anos.
Existe uma doença que gera incapacidade e dependência. O Alzheimer. Pacientes com Alzheimer tem necessidade de ter um cuidador próximo mesmo que seja um familiar ou um profissional.
Eles não conseguem realizar tarefas simples como escovar os dentes, calçar sapatos, se deslocar de um lado para o outro, entre outros. Os cuidadores sentem muitas dificuldades para lidar com comportamentos inadequados do paciente com essa demência.
Mas existem algumas estratégias que ajudam a lidar melhor com esses pacientes. Essas estratégias deixam o relacionamento mais leve e facilita a rotina. Fale de forma simples e com calma usando poucas palavras.
Nunca enfrente o paciente com demência, é sempre bom lembrar que ele não está provocando o cuidador. Agressividades e agitações fazem parte da evolução da doença. O paciente com demência não deve ser tratado como um bebê e nem como uma pessoa incapaz.
Procure manter um ambiente calmo para que o paciente consiga ouvir o que você está falando. Olhe nos olhos e chame a pessoa pelo nome para que ela fique atenta ao que você vai falar. Ouça o paciente com paciência e não interrompa sua fala. Avise sempre o paciente sobre o que você vai fazer. Exemplo: agora é hora do banho.
Tomar banho para uma pessoa com demência pode ser apavorante e incômodo. Procure fazer uma rotina tanto para o banho como também para a alimentação e horário de troca de roupa entre outras. A rotina é um mecanismo de segurança para o idoso.
Faça com que o paciente tenha contatos sociais para evitar o isolamento.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-6418