A Felicidade Eudaimônica: A Jornada dos Aposentados que Continuam Trabalhando (por Cidinha Pascoaloto)

0
146

A aposentadoria refere-se a um processo de mudanças acompanhada de várias perdas, mas que podem proporcionar felicidades, calma e descanso. No mundo contemporâneo a noção de aposentadoria está passando por uma transformação com grandes significados.

 Quando a pessoa se aposenta ela diminui o ritmo do trabalho de muitos anos, favorecendo uma vida mais tranquila. Mas tem muitos trabalhadores que dão continuidade no trabalho por escolha ou por desejo pessoal. Dar continuidade no trabalho contribui para um envelhecimento ativo e com realização pessoal e profissional.

Além disso, o trabalho é uma fonte de significado, propósito e conexão social para muitos indivíduos, aspectos que são cruciais para uma vida satisfatória. A felicidade eudaimônica, vai além do prazer e do conforto material para se concentrar no desenvolvimento pessoal, e na busca de significado para a vida.

Para os aposentados que optam por continuar trabalhando, a felicidade eudaimonica se manifesta na capacidade de continuar contribuindo para a sociedade, usando habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Eles encontram satisfação não apenas no trabalho, mas também nos objetivos de melhor realização financeira.

Além do aspecto emocional e psicológico, há uma série de benefícios associados à continuação do trabalho durante a aposentadoria. Permanecer ativo no mercado de trabalho pode manter a mente afiada, promover a saúde física e mental e até mesmo aumentar o tempo de vida do indivíduo.

Além disso, muitos aposentados que continuam trabalhando relatam uma melhor qualidade de vida geral, com uma combinação saudável de trabalho, lazer e tempo pessoal.

Apesar dos muitos benefícios, a decisão de continuar trabalhando na aposentadoria não é isenta de desafios.  No entanto, para aqueles que optam por seguir esse caminho, a jornada da aposentadoria continuada oferece uma oportunidade única de crescimento pessoal, e realização duradoura ao abraçar a felicidade eudaimônica.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418