A depressão é um transtorno
“A depressão é alimentada pelas feridas não cicatrizadas”. – Penélope Sweet –
Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e incapacitante que atinge milhões de pessoas no mundo. Pode atingir crianças e adolescentes. Existem três diferentes graus: leves, moderados e graves. Tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas.
A depressão em nível leve geralmente pode ser controlada sem medicamentos, sendo tratada com terapia e exercícios físicos. Já os níveis moderado e grave têm o auxílio de medicamentos para amenizar os sintomas, além da terapia e outras opções para melhorar a qualidade de vida do paciente a orientação de psicólogos e psiquiatras nesse caso são necessárias.
Diante das dificuldades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão a pessoa tem dificuldade de superar a tristeza mesmo que não tenha algo aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, e segue por vários dias. Por falta de energia desaparece o interesse pelas atividades que gostava de fazer antes, se tornam extremamente negativos, o paciente fica sem recursos para reagir e para fazer pequenas tarefas como se vestir, fazer um café, escovar os dentes entre outros. Tem alterações do sono e do apetite, essas alterações podem ser para mais ou para menos. O pensamento fica lento e muitas vezes não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore.
Alguns fatores podem facilitar o aparecimento dessa patologia como, abuso físico, sexual, emocional, uso de algumas medicações, predisposição genética, lutos entre outros fatores.
A depressão pode ter cura, mas como suas causas ainda não foram totalmente esclarecidas, não existe uma fórmula, e sim, várias alternativas que podem ser usadas para cada caso, para modificar a resposta cerebral e melhorar o humor.