A China marcou presença em Adamantina…

0
669

“A fundação da República Popular da China pôs fim, na parte continental do país, à dominação das classes exploradoras por vários milênios e à história de humilhação imposta pelos imperialistas durante longo tempo, de forma que o povo chinês se tornou o dono de seu próprio país e sociedade.” (JIANG ZEMIN) 

Sérgio Barbosa (*)

Das denominadas ETERNAS VIAGENS do explorador MARCO POLO para a CHINA no outro tempo do tempo, deve-se considerar que aqueles REGISTROS e outros fatos que ocorreram nas IDAS e VINDAS desta AVENTURA, permaneceram muitas PERGUNTAS sem muitas RESPOSTAS para o MUNDO naquela época e até os dias de hoje…

Porém, como sempre ocorre em todas as áreas do CONHECIMENTO HUMANO, sempre aparece uma oportunidade para que o seu EU possa ampliar esta ou aquela PESQUISA, ainda mais quando se trata de um TEMA que está do outro lado do PLANETA…

Neste CENÁRIO atual, ou seja, do PASSADO para o PRESENTE em uma PERSPECTIVA DE FUTURO, tendo em vista a participação EFETIVA dos ESTUDANTES das diversas cidades que fazem parte da DELEGACIA REGIONAL DE ENSINO, participaram efetivamente do Concurso de Desenho do Consulado da CHINA-2023…

O tema esteve de acordo com a proposta visando ampliar o conhecimento entre as duas CULTURAS, destacando o lado MILENAR da CHINA com suas inúmeras DESCOBERTAS em diversas áreas para a HUMANIDADE por meio da proposta, a saber: DA IMIGRAÇÃO AOS DIAS ATUAIS: Intercâmbio e Integração Cultural China-BRASIL…

As atividades desenvolvidas pelos ESTUDANTES com supervisão dos/as PROFESSORES/AS das respectivas ESCOLAS que participaram deste CONCURSO CULTURAL, foram executadas com a produção de DESENHOS diversos sobre o TEMA, porém, era necessário que que o/a ALUNO/A registrasse o CONCEITO sobre a CRIAÇÃO e assim por diante…

Participação da comunidade 

As atividades realizadas na manhã de terça-feira, 27, na DRE local, contaram com a participação efetiva de diversos representantes das COMUNIDADES local, também, CHINESA com os representantes, a saber: DAONIAN YU e NG SIU FU…

Um dos objetivos das atividades realizadas, busca a inserção CULTURAL entre BRASIL e CHINA ou vice-versa, considerando todos os aspectos que envolvem as áreas afins aos interesses dos países, reforçando que os/as CHINESES/AS sempre marcaram presença em território brasileiro, colaborando assim, com o desenvolvimento do País…

Também, deve-se destacar a participação em todas as etapas que envolveram o CONCURSO em pauta, da EQUIPE DE APOIO da DRE de ADAMANTINA com DIRETORIA, PROFESSORES/AS e FUNCIONÁRIOS/AS, ainda, dos/as ESTUDANTES que participaram com seus TRABALHOS DE CRIAÇÃO neste CONCURSO CULTURAL…

Para REGISTRO mais do que especial, participaram 100 TRABALHOS DE ARTE que representaram 36 EF e 28 EM, portanto, todos/as que estiveram marcando presença neste CONCURSO estão de PARABÉNS…

__________________________________

(*) jornalista diplomado e pesquisador da cátedra unesco/umesp de comunicação para o desenvolvimento regional.

e-mail: barbosa.sebar@gmail.com 

Essa intervenção cultural tem como premissa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre aspectos culturais, econômicos, ambientais, políticos e históricos relacionados à presença da China e de imigrantes chineses no Brasil. O objetivo é fortalecer os laços de amizade entre o povo brasileiro e chinês, incentivando a percepção desses aspectos no contexto brasileiro. Além disso, este movimento propõe valorizar as vivências e experiências dos estudantes em relação à China, apreciar produções artísticas e culturais dos alunos da Rede Pública do Estado de São Paulo, e desenvolver competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista. Isso inclui:

  • analisar correntes migratórias;
  • reconhecer contribuições de diferentes grupos para a formação da sociedade brasileira;
  • valorizar manifestações culturais;
  • compreender acontecimentos históricos;
  • utilizar diferentes linguagens;
  • apreciar e utilizar modalidades das artes visuais;
  • explorar elementos constitutivos da arte e compartilhar as criações com os colegas.

É com grande entusiasmo que apreciaremos a criatividade, o talento e a diversidade cultural presente nesse intercâmbio entre os dois países. Hoje, teremos a honra de contar com a presença dos nossos avaliadores, que desempenharão um papel fundamental na seleção dos melhores desenhos, que foram selecionados na “Fase Escola”. Sendo elas:

  1. Alfredo Machado – PEI
  2. Benjamin Constant – PEI
  3. Carlos U. Carrara – PEI
  4. Dom Lúcio Antunes – PEI
  5. Durvalino Grion – PEI
  6. Engenheiro Isac P. Garcez – PEI
  7. Ferdinando Ienny
  8. Fleurides C. Menechino – PEI
  9. Geraldo Pecorari – PEI
  10. Hans Wirth – PEI
  11. Helen Keller – PEI
  12. Idene R. dos Santos – PEI
  13. Jacinto Pernas Gomato – PEI
  14. João Bernardi – PEI
  15. Joel Aguiar – PEI
  16. Julieta G. de Mendonça
  17. Maria Aparecida Lopes – PEI
  18. Orlando Guirado Braga
  19. Osvaldo Martins – PEI
  20. Salvador Ramos de Moura – PEI
  21. Taieka Takahashi Gimenes
  22. Waldomiro S de Souza – PEI 

Total de Desenhos: 100 obras de arte.

 Classificados: 36 EF e 28 EM

Desclassificados: 18 EF e 18 EM 

COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA: 

Nossos jurados são personalidades expressivas do Munícipio de Adamantina e Dracena, cujo conhecimento e experiência garantirão um processo de escolha justo e imparcial. Para compor a mesa avaliadora, convidamos:

  • Representantes da Comunidade Chinesa: Daonian yu e Ng Siu Fu;
  • Chefe da Seção de Administração do Fórum de Adamantina: Sra Dulcinéia Theodoro Guizardi
  • Representando a Sociedade Civil e Ex-treinador de Futebol: Raul Lino
  • Professor: Sérgio Barbosa
  • Jornalista: Erivaldo Lopes
  • Artista Plástico: Vinícius Aguiar
  • Vereadora e Professora: Noriko Onishi Saito
  • Secretário de Cultura e Turismo: Sérgio Vanderlei
  • Secretário de Educação: Osvaldo José
  • Supervisora da Casa SP Afro: Meire Cunha
  • Secretária de Desenvolvimento Econômico: Luciana Pereira
  • Conselheira Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: Aparecida Pimenta 

Agradecemos profundamente a disponibilidade e a participação de nossos avaliadores.   

ACOLHIDA DA COORDENADORA DE EQUIPE CURRICULAR E DA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO. 

         Convidamos para compor a mesa de Honra, nossa Coordenadora de Equipe Curricular – CEC Professora Roseli Soares Jacomini, representando o corpo pedagógico da Diretoria de Ensino de Adamantina.

Com muita alegria e entusiasmo contagiante, gostaríamos de convidar nossa Dirigente Regional de Ensino, Professora Irmes Mary Moreno Roque Mattara, para acolhida e Abertura Oficial da Seleção do Concurso De Desenho – “Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio E Integração Cultural China-Brasil.”

HINO NACIONAL CHINÊS E BRASILEIRO:

Queiram levantar-se para execução do Hino Nacional Chinês e Brasileiro. 

FALA DOS CONVIDADOS: 

         Espontaneamente, gostaríamos que nossos avaliadores compartilhassem suas expectativas e considerações sobre a relevância deste dia.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO E REGULAMENTAÇÃO DO CONCURSO 

Vamos apresentar as diretrizes do projeto e os critérios de escolha dos desenhos na “Fase Escola” e “Fase Diretoria de Ensino”.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

  • Os estudantes deverão produzir um desenho que retrate as contribuições e influência da China para a sociedade brasileira em relação aos aspectos: político, econômico, cultural, histórico, filosófico, social, estéticos e gastronômico etc.
  • Para a elaboração do desenho fica a critério do Professor(a) Orientador(a) estabelecer as competências e as habilidades a serem desenvolvidas para cada Grupo (A, B, C) de acordo com a proposta do Currículo Paulista.
  • O desenho deverá ser produzido individualmente;
  • A produção do desenho deverá ser inédita, sem a representação de estereótipos, pois aqueles que tiverem características de plágio (cópia ou modelo pronto) serão desclassificados;
  • O desenho deverá ser composto exclusivamente por imagens, não fazendo uso, portanto, de palavras e/ou frases nas obras;
  • O desenho não poderá conter nenhum tipo de identificação-assinatura;
  • O desenho que estiver identificado completo ou parcialmente será desclassificado;
  • O(A) Estudante deverá produzir um texto definindo o conceito do desenho criado por ele(a): contar a origem da inspiração e explicar a manifestação de pensamentos sobre sua obra.
  • SUPORTE: O trabalho deverá ser realizado em papel Canson ou cartolina, no tamanho A4 (210mm X 297mm) na cor branca, sem bordas ou margens.
  • TÉCNICA: Poderá ser utilizada técnica livre de desenho ou pintura, com qualquer tipo de material (giz de cera, lápis de cor, hidrocor, tinta, aquarela, pastel, nanquim, entre outros). 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 

  • Apresentação do trabalho de acordo com as normas constantes neste Regulamento; 
  • Respeito às regras de apresentação do desenho, formatação e datas de envio; 
  • Pertinência ao tema proposto; 
  • Criatividade e originalidade; 
  • Qualidade plástica da produção artística desenvolvida, com a técnica de desenho e pintura e a utilização dos elementos simbólicos da linguagem visual apresentados na obra; 
  • Harmonia e composição artística.

AVALIAÇÃO DOS DESENHOS:

Os desenhos inscritos foram avaliados previamente pela comissão organizadora do concurso, que selecionou os finalistas com base em critérios estabelecidos pela SEDUC e Consolado Chinês como criatividade, originalidade, técnica e aderência ao tema proposto. Agora, cabe aos nossos jurados a difícil tarefa de escolher os vencedores entre os finalistas.

 SOMATÓRIA / CAFÉ

Enquanto aguardamos a decisão dos nossos jurados, gostaríamos de agradecer a todos os participantes pelo envolvimento e dedicação na criação dos desenhos. Seus trabalhos são verdadeiras expressões artísticas que nos ajudam a compreender e valorizar a riqueza cultural dessa relação entre China e Brasil.  

DIVULGAÇÃO E ENCERRAMENTO.  

(abertura para falas) 

Com isso, encerramos o Concurso de Desenho de 2023 – “Da Imigração Aos Dias Atuais: Intercâmbio E Integração Cultural China-Brasil.”. Parabéns a todos os participantes e, mais uma vez, aos nossos vencedores.

Que a arte, a cultura e a educação continuem a nos unir, e que o intercâmbio e a integração cultural entre China e Brasil prosperem cada vez mais.

Muito obrigado a todos por estarem aqui hoje