Voo inaugural da Passaredo parte de Araçatuba rumo à capital

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A Passaredo iniciou seu funcionamento em Araçatuba efetivamente ontem (27), com o voo inaugural da nova operação que liga o município ao Aeroporto de Congonhas. Às 9h50, no Salão de Embarque do aeroporto da cidade, autoridades e convidados se reuniram para aguardar o primeiro voo, que partiu às 10h25.

A nova rota com destino à São Paulo é motivo de comemoração para o município e região, como ressalta o prefeito Dilador Borges, pois beneficiará, além dos viajantes, a economia e outros setores de Araçatuba. “Principalmente no caso de empresários, que são responsáveis por grandes investimentos no município, facilitando a vinda deles, o que abre ainda mais portas para a gente”, afirma Dilador, que participará do voo inaugural junto à sua esposa Deomerce e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Marcelo Astolphi Mazzei, com retorno amanhã (28) às 12h55.

Agora, o aeroporto estadual Dario Guarita terá três empresas realizando voos, o que aumenta as opções de transporte para a cidade, e devido à concorrência, os consumidores ainda levam passagens por preços menores. Desde 2012, o aeroporto de Araçatuba possuía apenas uma empresa em operação, a Azul/Trip, que realizava, desde 2014, viagens apenas para Campinas.

A empresa Gol Linhas Aéreas adiou a data do primeiro vôo de São Paulo a Araçatuba, que estava programado para 4 de novembro. Por trabalhar com aviões a jato, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) exigiu melhorias na pista do aeroporto Dario Guarita. A reforma é de obrigação e será custeada pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

De acordo com a administração municipal, o prefeito já intermediou junto ao Governo do Estado de São Paulo para que as obras terminem o quanto antes. Ficou definido, então, que o primeiro voo da Gol na rota acontece no dia 2 de dezembro, aniversário de Araçatuba.

Segundo o prefeito, o foco da gestão no momento é a infraestrutura, para que a mobilidade, tanto nas ruas do município, quanto nos diversos meios de locomoção, seja melhorada. A atuação de três empresas aéreas em Araçatuba, com voos diretos para São Paulo, aumenta o dinamismo, facilitando a ida e vinda de conterrâneos e visitantes. “É uma ligação que fará diferença em muitas áreas. Dá para ver que será um ótimo serviço para a população, já que diversos voos já estão esgotados”, comenta.

PASSAGENS POR PREÇOS MENORES
Com a chegada da Passaredo e da Gol, que passa a operar em Araçatuba, houve uma diminuição de quase 70% no valor das passagens aéreas no trecho, segundo pesquisa realizada pela Folha da Região. Na simulação, a passagem da Azul sai por R$167,25, se mantendo no mesmo valor durante toda a semana. Mais a frente, para o meio do mês de novembro, é possível encontrar voos por R$155,25, rota que não saía por menos de R$358,25. Levando em consideração o menor valor antigo, é uma diminuição de aproximadamente 55%. O voo pela companhia aérea tem duração de 1h10, desembarcando em Campinas.

Os preços da Gol, com vôos de Araçatuba/Guarulhos às 7h00, e de Guarulhos/Araçatuba às 21h45, oscilam durante a semana. Na segunda-feira, a viagem sai por R$127,35, já no final de semana R$167,35. Ainda é possível encontrar passagens por R$114,35, que se comparado ao valor mais baixo da Azul antes da mudança, registra uma queda de cerca de 70%. A viagem pela Gol tem duração de 1h15. Já pela Passaredo, a viagem custa R$370,45 na segunda-feira e R$420,45 na sexta, sem muitas variações até o momento, com duração de 1h30.

“O custo benefício melhorou muito, porque é possível ir para São Paulo pela metade do valor anterior, numa viagem de pouco mais de uma hora. Com certeza mudará a vida dos viajantes”, afirma o prefeito.

PASSAREDO
A empresa fará suas viagens entre São Paulo e Araçatuba utilizando as aeronaves de modelo ATR 72-500, que possui capacidade para 68 passageiros e alcança até 463 km/h em velocidade de cruzeiro. O avião alcança até 25 mil pés e fará as viagens entre Congonhas e o aeroporto de Araçatuba em pouco mais uma hora.

Em nota enviada à reportagem da Folha da Região, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) afirmou que exigência é que as companhias tenham frotas com capacidade para transportar até 19 passageiros. O modelo a ser adotado já é utilizado com sucesso em outros países, como os EUA, e em nada interfere no uso dos aeroportos por aviões maiores, pelo contrário, passa a ser um incentivo a mais.

Fonte: Folha da Região