Multitasking é a habilidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Essa habilidade pode ser útil em alguns momentos, mas pode ser negativa em algumas esferas da vida.
Portanto ser Multitasking tem suas vantagens e suas desvantagens que devem ser analisadas com cuidado. Mas ser um Multitasking é bom? Atualmente, isso não é mais recomendado. Esse comportamento traz impactos negativos na realização das tarefas e aumenta os estresses e fadiga mental. Na comparação, o profissional que realiza uma tarefa por vez é mais produtivo do que alguém Multitasking. Um profissional Multitasking pode ter diversos benefícios desde que se respeite as características individuais.
A pessoa Multitasking tem diminuição da qualidade das tarefas, se estressa, demora para terminar as atividades, e ainda causa impactos na memória. Mesmo que o indivíduo tenha finalizado o trabalho ele ainda fica pensando nele. Isso é extremamente desgastante para o cérebro e para o corpo também que não consegue relaxar.
Quando o indivíduo troca de tarefa o cérebro precisa de um tempo para se reconectar com a nova atividade, isso consome muita energia mental. Fazer várias tarefas ao mesmo tempo sobrecarrega o cérebro, ele não consegue acompanhar o ritmo e não tem tempo para processar completamente nenhuma das informações. Por isso a pessoa Multitasking pode cometer falhas, erros e diminuição da produtividade.
Para melhorar é necessário fazer uma lista diária das tarefas mais importantes, e realizá-las com mais calma e eficiência. Marque cada um dos itens de sua lista quando você as completar. Procure dar um tempo entre uma tarefa e a outra para descansar e relaxar.
Os intervalos são essenciais, mas é de estrema importância ter controle para que eles não atrapalhem o andamento das tarefas.
Psicóloga Cidinha Pascoaloto, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418