Desconfie de chamadas e mensagens suspeitas, não clique em links desconhecidos e sempre use canais oficiais para comunicação com instituições financeiras.
Nos últimos anos, o número de golpes e fraudes financeiras aumentou no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) concluiu que mais de um terço dos brasileiros já passaram por essa situação. Para evitar prejuízos e transtornos, o cuidado com os dados e transações precisa ser levado a outro nível.
O diretor de operações da Sicredi Centro Oeste Paulista, Antonio Soares, dá algumas dicas de como evitar ser enganado pelos golpistas. São quatro passos para proteger suas finanças, manter o controle sobre suas informações pessoais e assegurar a integridade de suas atividades financeiras.
- Desconfie de chamadas telefônicas O golpe da ligação acontece quando, ao atender o telefone, a pessoa é abordada por alguém que se apresenta como um “funcionário” da instituição financeira ou da empresa com a qual ela tem vínculo. O “falso funcionário” se apresenta, informa alguns dados, como seu nome completo e data de nascimento, criando a ilusão de que você está realmente em contato com a central de atendimento da empresa verdadeira.
Depois de conquistar a sua atenção e confiança, o falso funcionário informa sobre um suposto problema em seu cadastro ou uma movimentação suspeita em sua conta. Ele então solicita que você forneça informações sensíveis, como números da conta bancária, senha, dados do cartão de crédito, códigos de segurança (token) e até mesmo o QR Code, alegando que isso é necessário para corrigir a situação e proteger você de possíveis prejuízos.
“Em alguns casos, os criminosos podem tentar induzir a vítima a realizar transações de teste ou cancelar uma transação pendente. Nessas situações, é fundamental manter a cautela, desconfiar e encerrar a ligação imediatamente. Nunca forneça suas informações pessoais nem execute qualquer movimentação na sua conta sem antes confirmar a legitimidade da solicitação”, destaca Antonio Soares.
- Fique atento a mensagens no WhatsApp, SMS e e-mail.
Semelhante ao golpe da ligação, o golpe por mensagem ocorre quando você recebe um alerta por WhatsApp, SMS ou e-mail, informando sobre uma suposta compra indevida no cartão de crédito, um problema urgente, uma transferência via Pix pendente de aprovação, ou até mesmo uma tentativa de invasão em sua conta. A mensagem contém um número de telefone para que você entre em contato caso não reconheça a situação. Esse número, que pode parecer legítimo, é, na verdade, falso, e quem atende a sua chamada é o golpista.
“O golpista se passa por um funcionário da instituição e tenta convencer a vítima a compartilhar dados pessoais e bancários, realizar transações financeiras, ou até instalar aplicativos que permitem acesso remoto ao computador ou smartphone,” explica o diretor de operações. “Para se proteger, ignore a mensagem e entre em contato diretamente com sua instituição pelos canais oficiais, como o aplicativo ou o atendimento presencial,” recomenda.
- Segurança em primeiro lugar
Se alguém solicitar seus dados pessoais e financeiros de forma aleatória, ou se a ligação soar alarmante e exigir uma ação urgente, desligue imediatamente. Respeite a regra dos 10 minutos: se desconfiar e o golpista sugerir que você ligue para sua instituição financeira, espere pelo menos 10 minutos antes de fazer isso. Isso porque golpistas podem manter a linha aberta após o desligamento, e você pode acabar falando com o mesmo criminoso se ligar imediatamente. Como alternativa, use outro aparelho para contatar a central de atendimento oficial da sua instituição financeira.
Além disso, nunca clique em links de remetentes desconhecidos ou suspeitos enviados por WhatsApp, e-mail, SMS ou redes sociais, e evite baixar aplicativos recomendados por terceiros, pois eles podem conter malware – popularmente conhecido como vírus – que dá acesso remoto ao seu dispositivo. “Caso receba mensagens, ligações ou e-mails suspeitos, bloqueie o contato imediatamente para evitar futuros golpes. Desconfie de qualquer urgência e nunca forneça informações pessoais por qualquer meio não oficial”, explica Soares.
- Tenha sempre consigo os meios de contato oficiais
As instituições financeiras oferecem canais específicos e seguros para se comunicarem com seus clientes, e é essencial manter esses contatos atualizados. No Sicredi, para questões relacionadas a produtos como Pix, cartões, aplicativo e Internet Banking, você pode entrar em contato com nossa central de atendimento pelo 0800 724 4770. Em situações urgentes, o SAC está disponível pelo 0800 724 7220, com atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Além dos canais tradicionais, o Sicredi conta com um suporte adicional por meio do WhatsApp pelo número 51 3358-4770. “Nosso compromisso é garantir a segurança dos associados, oferecendo suporte contínuo e utilizando tecnologias avançadas para proteger suas informações e garantir que cada transação seja realizada com a máxima segurança, para que você possa contar com a confiança e tranquilidade necessárias no gerenciamento de suas finanças”, finaliza Dr. João Salvi, presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
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Fonte: Comunicação e Marketing