Overdose: o que é, sintomas, o que fazer e como evitar (por Cidinha Pascoaloto)

0
690

A overdose é um conjunto de efeitos fatais causados pelo consumo excessivo de drogas ou de medicamentos.

 A overdose pode acontecer repentinamente ou de forma lenta, a partir do uso elevado dessas substâncias causando efeitos colaterais perigosos. O indivíduo pode ter perdas das funções de órgãos, mal funcionamento do cérebro e pode morrer em consequência da gravidade.

 A pessoa com overdose deve ser avaliada imediatamente por uma equipe médica de urgência com o objetivo de evitar complicações de perda das funções dos órgãos.

 Os principais sintomas que indicam uma overdose incluem: pele fria, vômitos, perda de consciência, excesso de sono, respiração acelerada e confusão mental.

 Mas esses sintomas podem ser diferentes de acordo com o tipo de substâncias ingerida, portanto, quando a pessoa começa a fazer uso de substâncias deve se informar qual o tipo de efeito ela pode ter e procurar receber orientações de primeiros socorros.

 Em caso de overdose deve se manter a vítima acordada, deixar em uma posição confortável, e chamá-la pelo nome até a emergência chegar. Mas se ela estiver inconsciente e respirando a sugestão é de deitar a paciente de lado por segurança para que ela não engasgue se vomitar, o vômito não deve ser induzido e nem oferecer líquidos para o paciente.

 Por isso é muito importante aprender os primeiros socorros quando alguém da família for usuário de substâncias sendo medicamentosa ou não. Levar a droga ou o nome no setor de emergência para o médico se orientar isso facilita o tratamento.

Porque o tratamento está relacionado com o tipo de substância, quantidade e o tempo que foi utilizada pelo paciente. A melhor forma de se evitar a overdose é tomar medicamentos de acordo com a orientação médica e se houver consumo de drogas permitidas como  álcool, que seja de forma moderada.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418