Nosso intestino é considerado o segundo cérebro do nosso corpo, por ter uma quantidade de neurônios e neurotransmissores que o compõem. O intestino é responsável pela produção da maior parte da serotonina em nosso organismo.
Ele tem sua própria autonomia para funcionar sozinho sem o comando do cérebro. Além disso, o intestino abriga micro-organismos que desempenham um papel muito importante na nossa saúde mental.
Uma grande quantidade de células do nosso sistema imunológico vive no intestino, por isso ele tem muita relevância em nosso organismo que vai além da digestão.
Portanto, a saúde intestinal é fundamental para nossa imunidade contra doenças e quando saudável favorece o bom humor. O cérebro e o intestino se conectam, portanto, um intestino saudável e bem nutrido pode melhorar nosso humor e diminuir o estresse.
Uma alimentação equilibrada, e rica em fibras nutrem os microrganismos que beneficiam o bom funcionamento do intestino. Atividades físicas também ajudam a manter o intestino e o cérebro mais saudáveis e mais funcionais.
A ansiedade e outras emoções, podem interferir em alguns nervos ligados diretamente em nosso cérebro que que ajudam a manter as contrações do intestino em ritmo normal.
Portanto, o intestino não só processa a comida que ingerimos, ele tem grande influência nas nossas emoções.
Mudanças repentinas de humor e de personalidade podem ter relação com o mal funcionamento do intestino.
Problemas intestinais podem tornar uma pessoa mais vulnerável a doenças inflamatória, estufamento, desconforto abdominal, azias, podendo desenvolver outras doenças chamadas comorbidade.
Quando entendermos a importância do intestino como nosso segundo cérebro passaremos a cuidar melhor da nossa saúde tanto física quanto mental. A conexão entre o cérebro e o intestino é fascinante.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418