Venustrafobia: medo de mulheres bonitas? (por Cidinha Pascoaloto)

0
2516

“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.” – Sêneca

O que é Venustrafobia?

A venustrafobia é considerada incomum e acomete na maioria das vezes homens heterossexuais. A venustrafobia também pode acometer homens homossexuais, mulheres, e outras identidades de gênero.

 Venustrafobia não é uma simples timidez, mas sim um quadro clássico de fobia irracional por estar próximo a uma mulher muito bonita. O indivíduo sente pânico intenso, nervosismo e medo.

 Os sintomas podem começar a surgir só de saber que ela está próxima ou no mesmo ambiente até mesmo em uma distância longe em que ele possa ver ou alguém falar sobre ela. Um filme ou um programa de televisão pode ser um gatilho para desencadear os sintomas.

 As causas da venustrafobia ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada com fatores psicológicos, comportamental, episódio de bullying, um amor não correspondido ou um acontecimento traumático envolvendo uma mulher considerada muito atraente pelo portador da síndrome.

 Os sintomas comprovam que o transtorno vai muito além de uma simples crise de ansiedade. O contato com uma mulher atraente pode provocar enjoos, tonturas, taquicardia e aumento da respiração. Esses sintomas podem ser tão fortes que a ansiedade faz com que o portador dessa síndrome evite contato com mulheres atraentes por ter incapacidade de articular uma conversa.

Se você sente um grande desconforto diante de mulheres bonitas é provável que você esteja sofrendo da síndrome de venustrafobia. Nesse caso procure fazer sessões de terapias com psicólogo da área comportamental por ser mais eficaz no caso da venustrafobia.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418