Solitude e Inteligência Emocional   (por Cidinha Pascoaloto)

0
957

Muitas vezes a solitude pode ser confundida com a solidão.

 É muito importante entender que a solitude é fundamental para refletir nossas emoções, pensamentos, afetos e contribui para melhorar nossa saúde mental.

 A solitude é um isolamento solitário, de vontade própria e positiva pois a solitude é um momento de escolha da pessoa em ficar sozinha mesmo que seja por um período curto e com dias escolhidos.

A solitude deve ser acompanhada de felicidade e nenhum sentimento ruim ou negativo deve acompanhar esse isolamento.

 Solitude não é solidão! Quem pratica solitude deve se sentir pleno e completo na sua própria companhia. A solitude é ter momentos satisfatórios mesmo sem a presença de outras pessoas pois a própria presença já é o suficiente para proporcionar prazer criar independência e crescimento pessoal.

  Para praticar a solitude preferira o silêncio, admire sua trajetória e valorize-a sempre, escolha um lugar tranquilo e fique a sós, sair da cidade e ir para um campo e meditar, fazer pausa em seu trabalho para perceber como você está se saindo.

  Quando estamos sozinhos desenvolvemos autoconhecimento e aprendemos a lidar melhor com nossas emoções e a nos conhecer melhor.

 Muitas coisas podem ser conquistadas quando se alcança o equilíbrio entre ser sozinho e saber socializar com outros à sua volta.

Sabendo estar completamente sozinha a pessoa deixa de depender de outras pessoas. Por consequência, sua necessidade de aprovação e de agradar aos outros também tende a diminuir de modo significativo. Então, a pessoa se torna ainda mais independente.

Lidar com críticas, julgamento e reprovação é uma das vantagens mais importantes da pessoa que desenvolve a solitude. A solitude ajuda a construir sua inteligência emocional ainda ela pode ter grande impacto na sua qualidade de vida de forma positiva. Se uma pessoa não conseguir se sentir bem sozinha ela precisa de ajuda, um psicólogo consegue te ajudar. A solitude evita estresse, reequilibra o organismo, traz tranquilidade e calma.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418