Alunos da Unesp de Dracena farão intercâmbio no exterior

0
743

Intercâmbios com bolsas serão realizados no segundo semestre. 

Dois alunos da Unesp de Dracena receberam excelentes notícias durante as férias de julho. Silas Eduardo da Silva e Danielle Carla dos Santos foram aprovados em editais da Unesp para intercâmbio com bolsa durante o segundo semestre de 2023.

Silas fará um estágio de pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária do Equador para desenvolver um projeto integrante da sua Bolsa de Iniciação Científica, orientada pela professor Rafael Simões Tomaz, cujo tema a estimação de parâmetros genéticos e seleção de genótipos de Bixa orellana, visando processo de rustificação de mudas seminais em tubete convencional e em berço germinador compostável – BGC.

Danielle estudará entre agosto e dezembro de 2023 na Universidade de Granada na Espanha. Seu plano de atividades contempla temas como Avaliação de Impacto Ambiental, Análise Integrada de Meio Ambiente, Gestão Ambiental de Empresas e Ecoeficiência. A aluna participará do Curso de Graduação em Ciências Ambientais na universidade de destino.

O Comitê Local de Internacionalização da FCAT – Câmpus de Dracena conversou com os acadêmicos sobre as suas expectativas. Silas é ex-aluno da Escola Estadual Maria Magdalena de Oliveira Dona Cota, em Tarumã/SP: “vários motivos levaram a me candidatar ao intercâmbio,  mas principalmente por se tratar de uma oportunidade sem igual, uma vez que a realização de um estágio no exterior proporciona experiências que agregam tanto de forma profissional como também pessoal. Meu conselho para quem pretende fazer intercâmbio é tentar, pois a universidade proporciona várias oportunidades, com foco e dedicação acredito que seja possível alcançar”.

Danielle é dracenense e estudou nas escolas estaduais Julieta Guedes de Mendonça e 9 de Julho. Para ela, “viajar para outro país é o sonho de muitos, mas privilégio de poucos, pois uma experiência como essa não é acessível. Assim, sempre vi na universidade a possibilidade de realizar esse sonho, principalmente através de editais que concedem bolsa de estudos, fazendo com que alunos e alunas como eu, que se enquadram nos quesitos de vulnerabilidade econômica, possam ter essa experiência. Meus conselhos para alunos que também possuem esse sonho é: acreditem que é possível, esse é o primeiro passo, mas claro que, para além disso, também é necessário muita dedicação aos estudos, pois o desempenho acadêmico é determinante para o sucesso nos editais e, também, estar sempre atento aos editais que a universidade proporciona, pois nem todos sabem da existência deles. Na Espanha, eu espero enriquecer meus conhecimentos acadêmicos, profissionais e pessoais, fazer amigos, aumentar a rede de contatos profissionais e conhecer o máximo de lugares possíveis, voltando mais preparada para desafios futuros. Com certeza será uma experiência crucial em minha vida. É um momento de muita novidade, muita mudança e bastante coisa pra lidar, então a ansiedade bate forte, para amenizar esse sentimento busco pensar que se fui aprovada no edital é porque tenho capacidade de enfrentar os desafios que uma mudança de país, língua e cultura podem trazer, focar nos objetivos, na oportunidade única e nos bons frutos que serão colhidos dessa experiência também ajudam”.

Estude na Unesp de Dracena.

Universidade pública e gratuita com diversas possibilidades de bolsas de estudos de pesquisa, extensão e permanência estudantil, estágios e Intercâmbio, a Unesp abre a inscrição do seu vestibular de 04 de setembro a 09 de outubro, através do site www.vunesp.com.br. Em Dracena, a Unesp oferece os Cursos de Graduação em Zootecnia e Engenharia Agronôma.

Fonte: Renan Buchini – Comitê Local de Internacionalização