Narcopata: como identificar e como lidar com a narcopatia (por Cidinha Pascoaloto)

0
2980

Narcopata é também conhecido como sociopata narcisista. É uma pessoa que sofre de saúde mental e geralmente são pessoas com tendências sádicas, más, arrogantes e incrivelmente manipuladoras. Pessoa com esse transtorno está sempre voltada para si e obcecada com a auto importância ou de grandiosidade.

Eles se consideram superiores a todos, conseguem mentir impulsivamente e podem ter vícios, quando maltratam não sentem remorso e nem um momento se coloca no lugar do outro. Um narcopata pode abusar fisicamente de outras pessoas para satisfazer suas necessidades.

 Às vezes, esses pacientes apresentam comportamentos extremos, desde inofensivos até causar ferimentos ou até mesmo a morte de outras pessoas. A falta de empatia aparece logo no início da idade adulta e não tem cura, mas pode ser controlado por terapias comportamentais.

 É muito difícil reconhecer um narcopata, mas fique atento a alguns comportamentos e sinais apresentado por um narcopata. Fazem chantagens emocionais usando técnicas abusiva para fazer você se sentir culpado de tudo o que acontece.

 Ameaças e violências fazem parte do comportamento do paciente. Cria situações embaraçosas para fazer duas ou mais pessoas a se enfrentarem de forma negativa. Os narcopatas tendem a influenciá-lo para que você se afaste de seus amigos

 Eles fazem isso para mantê-lo longe de pessoas positivas e para fazer você ouvir apenas o que ela tem para dizer. Não aceitam críticas e se consideram sempre certas e não valorizam sentimentos e emoções dos outros. Podem confrontar a qualquer momento por causa do sentimento de raiva, medo e antipatia.

Se você estiver com um narcopata a solução mais fácil é aceitar o que ele diz. Não perca tempo discutindo com ele evite-o.  Afaste-se de qualquer tipo de discussão com a pessoa ou fale com ela o mínimo possível.

No fim das contas, o narcopata se revela como um exemplo assombroso das sombras mais sinistras que residem na alma humana, destacando a urgência de combater essa ameaça implacável em prol de uma sociedade mais segura e saudável.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418