Os desafios de aceitar a responsabilidade por nossos atos (por Cidinha Pascoaloto)

0
508

  A capacidade de assumir a responsabilidade por suas ações é uma qualidade de pessoas confiáveis. A coragem de assumir seus erros demonstram que um indivíduo é de bom caráter. As pessoas que não têm medo das consequências mesmo sendo elas nada boas são mais valorizadas em ambientes corporativos, social e familiar.

 Esse comportamento reduz o sofrimento. Errar faz parte da natureza humana, podemos cometer erros ou enganos a qualquer momento. Teremos uma vida inteira para lidarmos com nossas fraquezas. Existe uma crença que herdamos na nossa infância através da nossa educação que temos que ser perfeitos. Essa crença é falsa. Por isso temos dificuldade para aceitar nossos limites e nossos erros.

 Alguns acontecimentos que ocorrem em nossa vida podem parecer não ter ligação com nosso passado, mas tem.  Todas as vezes que fazemos uma escolha seremos responsáveis pelos resultados sendo eles bons ou ruim. Mas não precisamos ficar ansiosos a cada nova decisão o controle das emoções tem grande importância nas nossas atitudes e nos ajudam nas realizações de novas tarefas.

No decorrer do dia as respostas sobre nossas escolhas vão aparecendo, então podemos analisar se a escolha foi produtiva ou não. Vou dar um exemplo quando você escolhe cumprimentar todos seus colegas de trabalho e conversar de forma agradável, fazer favores se importar com o outro é bem provável que seu dia termine agradável e você satisfeito.

 Mas o fim do seu dia pode ser estressante se você escolher ser agressivo com tudo que acontecer provavelmente você terá um resultado negativo ou talvez ter que pedir desculpas para alguém no final do dia. Nossa postura diante de acontecimentos esta muito relacionada com a forma que enxergamos os fatos que acontecem ao nosso redor.

Geralmente quando estamos diante das consequências dos nossos erros passamos por uma fase que se chama negação. Negamos que fomos negligentes, e que a verdade comprovada não é verdadeira recusamos a aceitar a responsabilidade. Fingimos não ver o prejuízo feito na vida das pessoas e em nossas vidas. Quando não aceitamos as consequências e não pedimos perdão continuaremos a seguir com a ilusão de que tudo esta certo, e essa ilusão é muito prejudicial para nossa saúde mental. E não nos desapegamos do fato ocorrido. Pior ainda quando a culpa é transferida para outra pessoa.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental Com em pessoas enlutadas (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-6418