A enfermeira e fonoaudióloga, docente do curso de Medicina da Unifadra Dracena e do curso Técnico em Enfermagem do CEP/UME, Profa. Cleire de Almeida Beretta fez sua apresentação de defesa no dia 11 de janeiro e concluiu o Mestrado em Ciências da Saúde pelo IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.
Com a dissertação “Estudo comparativo da morfologia da curva auditiva em audiogramas de trabalhadores diabéticos e não diabéticos expostos a diferentes ruídos ocupacionais”, a docente foi orientada pela Profa. Dra. Marcia Kiyomi Koike. Na banca de avaliação, estiveram presentes a Profa. Dra. Sonia Regina Pereira de Souza (IAMSPE), a Profa. Dra. Ana Iochabel Soares Moretti (IAMSPE-PG) e a Profa. Dra. Andréa Fontes Garcia (AME Dracena).
Segundo Cleire, muitos trabalhadores vivem em um estado de pré-diabetes e nunca fizeram um exame para saber. “Efeitos combinados de ruído e diabetes podem afetar a audição desse indivíduo de uma forma mais rápida e sem reversão desse quadro, por isso é importante a prevenção tanto da doença como da exposição ao ruído no trabalho”.
A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam a professora Cleire de Almeida Beretta pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da Unifadra.
Fonte: Depto. de Comunicação da Fundec