A mídia digital em tempo de pós-globalização organizacional… (por Sérgio Barbosa)

0
487

A MÍDIA DIGITAL EM TEMPO DE PÓS-GLOBALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL…

“Não deixe a mídia te dominar, caso contrário você será mais um pobre coitado dominado pelo sistema, sem vida própria, pense com a sua própria cabeça e não com a deles pois isso é tudo o que eles mais querem.” (Hélène Françoise) 

“As sociedades sempre foram moldadas mais pela natureza dos meios que os homens usam para comunicar-se que pelo conteúdo da comunicação.” (Marshall McLuhan)

Sérgio Barbosa (*)

Não se pode deixar de registrar que o PLANETA continua em transformação constante, ainda, em todas as áreas afins aos interesses do mercado ORGANIZACIONAL…

Portanto, faz-se necessário estar sintonizado em todos os processos MIDIÁTICOS, tendo em vista o avanço das PLATAFORMAS DIGITAIS por meio das denominadas REDES SOCIAIS em nível GLOCAL, ou seja, do GLOBAL para o LOCAL…

É importante saber o por quê dos acontecimentos nos novos tempos, pois são as respostas que vão proporcionar um novo entendimento entre as partes, ainda mais, quando todos estão inseridos no mesmo contexto de transformação mundial.

O mundo é “uma aldeia global” como afirmou o mago da mídia em tempos passados, McLuhan, assim, cada qual, ao seu modo, devem continuar buscando cada vez mais, qualificação e competência profissional visando os novos rumos que chegam pela porta da PÓS-GLOBALIZAÇÃO…

Os meios midiáticos que entram nas RESIDÊNCIAS e outros lugares pelas MÍDIAS tradicionais, bem como, por meio das REDES SOCIAIS via CELULARES, COMPUTADORES, NOTEBOOK e outros, ainda, com milhares de OFERTAS e tudo mais em meio ao tudo de menos, acabam USANDO E ABUSANDO disto ou daquilo…

Assim, cada vez mais as CONEXÕES se fazem presentes no COTIDIANO em geral, tendo em vista que a SINTONIA com o denominado, ainda, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (MCM) ou como afirmam os agentes da pós-globalização, processos midiáticos ou simplesmente “mídia”; de qualquer forma, são DESENCONTROS MIDIÁTICOS em REDES em nome dos interesses e objetivos das CORPORAÇÕES em nível MUNDIAL…

Neste contexto PLURAL para a maioria e SINGULAR para a minoria (ORGANIZAÇÕES), todos/as continuam sendo MANIPULADOS/AS de um jeito ou de outro, tal qual ORWELL escreveu no clássico, “1.984”, ainda, registrou suas impressões quanto as IDEOLOGIAS em outro livro clássico, a saber: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS…

Além disto ou daquilo, quando o TEMA em pauta está conectado com TEMÁTICAS MIDIÁTICAS, deve-se considerar que o CENÁRIO ATUAL em todas as áreas, continua possibilitando em nível ORGANIZACIONAL novas TECNOLOGIAS afins aos objetivos do MERCADO…

Portanto, entendo que TODO CUIDADO É POUCO para todos/as, haja vista que a DOMINICAÇÃO já se faz presente em nível GLOBAL, desta forma, cada qual deve estar CONSCIENTE destes desencontros tecnológicos, bem como, da MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA que ocorre com as TÉCNICAS do MARKETING DIGITAL…

O que deve se levar em conta nesta REFLEXÃO, pode ser resumido no dito popular, a saber: SE FICAR, O BICHO COME, SE CORRER, O BICHO PEGA…

Ainda, QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

_____________________

(*) jornalista diplomado e pesquisador da cátedra unesco/umesp de comunicação.

e-mail: barbosa.sebar@gmail.com