O Transtorno dismórfico corporal (TDC) é uma doença mental, que acontece quando uma pessoa tem preocupação em excesso com alguma parte de sua aparência física. Mas nem sempre essa parte que incomoda apresenta algum defeito por serem sutis ou inexistente.
Esse transtorno geralmente faz com que a pessoa tenha distorção de sua autoimagem e isso traz grandes prejuízos, pois a pessoa não consegue se ver exatamente com ela é. Geralmente começa na adolescência e ocorre com mais frequência em mulheres.
O transtorno é crônico e pode durar uma vida inteira, e os sintomas podem aparecer gradativamente ou de maneira súbita.
As queixas são bem simples como não gosto do meu nariz, minhas pernas são finas ou grossas demais, minha barriga me incomoda ela é horrorosa, minha boca é torta e muitas vezes o indivíduo passa a maior parte do tempo preocupado e voltado para esses detalhes.
A sociedade nos impõe um padrão de beleza quase impossível de ser alcançado. Há supervalorização de padrões estéticos. A beleza idealizada pode ser gatilho para o transtorno dimórfico corporal.
Quando o indivíduo tem esse julgamento sobre si olha-se constantemente no espelho ou evita olhar para não ver a aparência que não lhe agrada. O transtorno dismórfico corporal pode não ser diagnosticado porque a pessoa por constrangimento não revela seus sintomas.
É comum se submeterem a tratamentos estéticos para correções de defeitos que as vezes não são percebidos por pessoas a sua volta.
Também tem indivíduos que deixam de se relacionar socialmente ou se isolam com medo de rejeição. O transtorno dismórfico corporal traz muito sofrimento para o portador como transtorno depressivo maior, angústia, ansiedade uso de drogas e até mesmo o suicídio.
O tratamento é medicamentoso e acompanhado de terapias com intervenções psicológicas.
Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental Com em pessoas enlutadas (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-641