Ruminação mental é um ciclo de pensamentos negativos. A ruminação mental está relacionada a problemas psicológicos, ansiedade e a depressão.
Ela acontece quando a pessoa passa por uma situação triste, humilhante ou mesmo desagradável. Essas situações podem gerar raiva, tristeza, culpa ou qualquer outra emoção desconfortável. Somos muitas vezes possuídos por pensamentos insistentes relacionados a acontecimentos do passado. E a tendência é nos sentirmos cada vez pior.
Esses pensamentos insistentes na maioria das vezes são negativos. Somos críticos conosco, com o mundo e com as pessoas. Na ruminação mental a pessoa foca em sentimentos e nos sintomas do estresse de forma repetitiva e contínua. É uma estratégia comportamental disfuncional que o indivíduo desenvolve para lidar com os problemas.
A ruminação mental com seu efeito de pensamentos recorrentes podem ser um fator de risco agravando o estresse e a depressão. Um exemplo de ruminação é ficar “remoendo” situações desagradáveis e muitas vezes questionando, por que esta situação aconteceu comigo? Todos nos podemos ter esses pensamentos de forma natural. Quando ficamos no passado pensando e questionando acontecimentos que julgamos ser desagradáveis. O tratamento pode ser feito através da regulação emocional através de terapias comportamental para a pessoa aprender lidar as suas emoções e controlar a raiva. É muito interessante que o paciente comece a pensar nas vantagens e desvantagens da ruminação. Fazer meditação é um ato eficiente para reduzir a ruminação. Quando você estiver em um ciclo de ruminação de pensamentos sente-se em um espaço tranquilo respire profundamente e concentre-se somente na respiração. A psicologia usa o termo ruminação para esclarecer os pensamentos negativos recorrente.
Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental (TCC)Atendimento on-line, contato: (18) 99725-6418