Alguns passos para educar as crianças sem bater nem humilhar (por Cidinha Pascoaloto)

0
578

Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los. (Platão)

As Atitudes que muitos pais têm em relação a educação dos filhos como gritar, humilhar, agredir verbalmente ou fisicamente fazem com que a criança fique mais agressiva. A criança que sofre esse tipo agressão fica com a autoestima afetada. Para modificar comportamento de forma saudável os pais devem aplicar disciplina de forma positiva.

 É positivo ensinar às crianças a diferença entre o bem e o mal como um exemplo pode fazer a criança ver as consequências de seu comportamento. Tenha cautela na hora de impor normas e limites às crianças. As normas devem ser claras e realistas para que a criança seja capaz de seguir regras.

Devem explicar as consequências das atitudes com calma e firmeza. A criança precisa saber que tudo que fazemos tem consequências. Por exemplo se não organizar os brinquedos agora não poderá brincar com eles amanhã.

 É fundamental os pais ouvirem seus filhos. Deixe seu filho contar tudo que está sentindo antes de ajudá-lo. Ouça seu filho. Preste atenção essa é uma ferramenta poderosa para educar, emprestar seus ouvidos para escutar e reforçar comportamentos positivos, enfraquecendo os negativos de forma calma e firme.

 Os pais podem desconsiderar um mau comportamento da criança. Isso pode ser uma boa opção para a criança ser ele mesma e descobrir as consequências do seu mau comportamento. Assim ela pode desenvolver autonomia. Para reduzir o mau comportamento tente propor alguma atividade diferente que a criança se divirta. Ou então caso o comportamento persista use o cantinho do castigo que deve ser aliado a uma boa conversa.

O diálogo é fundamental em uma família. Outra forma legal é fazer a criança  administrar seu próprio tempo peça para que ele vá para o quarto e voltar quando estiver mais calmo. O propósito é educar sem gritarias, chinelada e humilhações. Se você tem dificuldade em lidar com a criança procure ajuda de um psicólogo.

Cidinha Pascoaloto – Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental (TCC)Atendimento on-line, contato: (18) 99725-6418