Transtorno esquizoafetivo: causas, sintomas e tratamento (por Cidinha Pascoaloto)

0
612

O transtorno esquizoafetivo é um distúrbio de saúde mental que inclui sintomas de esquizofrenia e transtorno de humor como depressão e transtorno bipolar. Se caracteriza por manifestações como delírios, alucinações, tristeza profunda, alteração no apetite, depressão e mania entre outros.

As pessoas que sofrem desse transtorno podem ter sérios problemas como mal desempenho no trabalho, comprometimento com os estudos dificuldade em se relacionar socialmente e com os familiares. Geralmente se isolam. Deixam de se cuidar, tem transtorno do sono entre outros sintomas.

 A evolução da doença é diferente para cada pessoa.  Indivíduos com transtorno esquizoafetivo costumam apresentar problemas de percepção nos processos psicológicos de natureza emocional.As causas ainda não foram detectadas.

Mas existem uma série de fatores combinados que podem favorecer o desenvolvimento dessa patologia. Pode ser de origem genética, orgânico, ambientais, abuso de drogas e álcool. Existem ainda outros fatores. O transtorno pode se desenvolver em qualquer etapa da vida, mas é observado com maior frequência no começo da fase adulta.

Os sintomas do transtorno esquizoafetivo variam consideravelmente de pessoa para pessoa. Não tem cura. Pode durar anos ou a vida inteira. Mas pode ser controlada com tratamentos adequados.  Os sintomas podem ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos diferentes.

 O diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra e o tratamento requer acompanhamento terapêutico com psicóloga (o) de abordagem comportamental. O paciente deve incluir na rotina atividades prazerosas como exercício físico feito com frequências.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga- Gerando Transformação – Terapia Cognitivo Comportamental +551899725-6418 – CRP 06/158174