Diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus com número elevado de mortes e infectados em toda a região, prefeitos se uniram e anunciam um Lockdown preventivo que inicia na próxima quinta-feira.
As ações foram debatidas durante uma reunião entre os prefeitos de Tupã, Bastos, Arco-Íris, Iacri, Queiroz, Parapuã, Rinópolis e Herculândia. Para anunciar as medidas, foi realizada uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado no clube Kaikan em Tupã.
As medidas que serão adotadas em todas as cidades mencionadas são:
- Audiência com Secretários de Estado para requisitar implantação de um hospital de campanha
- Implantação imediata de 10 leitos de UTI na Santa Casa de Tupã, com subvenção dos municípios.
- Fiscalização rigorosa com multas de R$ 552,00 no CPF e também multa para estabelecimentos que não cumprirem regaras já anunciadas e vigentes, para inibir aglomerações e festas clandestinas.
- Audiência com o governo do estado de São Paulo no dia 3 de junho, para discutir a situação da microrregião e cobrar recursos, insumos, vacina e a instalação do hospital de campanha (conforme prometido pelo Estado e que ainda não teve cumprimento), com expectativa de participação do secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, e o secretário de saúde, Jean Gorinchteyn.
- Ampliação dos leitos de UTI da Santa Casa de Tupã de 15 para 25, podendo chegar a 30 leitos, por iniciativa dos municípios.
O Lockdown inicia a partir de quinta-feira (3) e vai até domingo (6), com abertura somente de farmácias e postos de combustíveis.
Restaurantes e supermercados estão autorizados a fazer delivery.
Fonte: Guia OnLine Parapuã
Imagem Ilustrativa