*Carolina Marques*
O boletim epidemiológico desta sexta (11), apresenta um óbito a mais por Covid-19 em Araçatuba. A vítima é um menino de 5 anos. Agora são 267 óbitos confirmados e nenhum óbito suspeito. O boletim apresenta aumento do número de casos confirmados de 12.882 para 13.036, e queda do número de pessoas em tratamento domiciliar, de 1576 para 1378 e de casos suspeitos, de 538 para 320. Com uma internação e três altas hospitalares nas últimas 24 horas, o número de internados diminuiu de 46 para 44, sendo 17 deles em UTI.
Pelo segundo dia consecutivo, Birigui não registrou novas mortes por Covid-19, no total, já são 171. Nas últimas 24 horas, a Secretaria de Saúde confirmou mais 40 novos casos de pessoas que contraíram o vírus, totalizando agora 6.935, sendo que desse total 386 atuam na área da saúde. Atualmente, há 193 pessoas aguardando resultados de exames e 6.396 já se curaram da Covid-19. Já em Guararapes, o boletim epidemiológico mostrou mais sete 07 casos confirmados de coronavírus. Saíram 44 resultados de casos suspeitos que estavam aguardando, sendo que três e 41 resultados foram descartados. Tiveram mais três resultados positivos particulares e um teste rápido. Entraram 11 casos suspeitos e quatro pessoas estão internadas: três em Guararapes e um em Araçatuba.
VACINAÇÃO
Algumas cidades já começaram a aplica a segunda dose da vacina contra Covid-19. Na região, não é diferente. A Prefeitura de Araçatuba informou que recebeu 3.640 doses para aplicar a segunda carga nos profissionais da saúde que atuam em hospitais, pronto-socorros, Unidades Básicas de Saúde e outros grupos específicos com exposição a risco biológico. Ainda não há previsão de quando chegarão mais doses para essa finalidade. Na última quinta (11), em Birigui, a Secretaria de Saúde começou a aplicação da segunda dose da vacina nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus na Santa Casa, Unimed e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
O município recebeu 2.081 novas doses da vacina Coronavac, sendo que 1.320 serão utilizadas para concluir a imunização do grupo. Nas instituições Recanto do Vovô e Abrigo Vó Tereza, os profissionais de saúde e os idosos já completaram o esquema vacinal. Eles também foram os primeiros a receber a primeira dose da vacina no dia 20 de janeiro. O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, na quinta, em audiência pública, no Senado, que o Brasil vai imunizar contra covid-19 toda a população apta para receber a vacina até o fim do ano. Aos senadores, no plenário da Casa, ele disse que o ministério trabalha para imunizar toda a população “vacinável”. Segundo ele, metade do público-alvo será vacinada no primeiro semestre e a outra metade, no segundo semestre.
A vacina contra covid-19 não é indicada para menores de 18 anos, gestantes e lactantes porque não há estudos conclusivos sobre os efeitos do imunizante para esse público. “Vamos vacinar o país em 2021, 50% até junho, 50% até dezembro, da população vacinável. Esse é o nosso desafio e é o que estamos buscando e vamos fazer”, disse Pazuello.
Fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/