Equipes realizam limpeza após destruição por chuva em São Carlos e cidades enviam ajuda

0
737

Tempestade na quinta-feira (26) começou com granizo e o volume da chuva causou alagamentos.

O trabalho de limpeza em São Carlos (SP) continua na manhã desta sexta-feira (27) após a forte chuva que causou destruição em vários pontos da cidade na quinta-feira (26). Veja como o Centro após o temporal.

Pessoas ficaram ilhadas, carros submersos e monumentos históricos foram destruídos. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Duas cidades da região disponibilizaram equipamentos para ajudar no trabalho de reconstrução.

Várias ruas na região central estão interditadas nesta manhã. Ao menos 100 lojas foram atingidas pela enxurrada às vésperas da Black Friday. Muitos comerciantes estavam com os estoques abastecidos e perderam tudo.

Ao todo, 38 casas foram alagadas nos bairros Lagoa Serena e Bicão. Duas delas ficaram inabitáveis. Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo estão na cidade para avaliar a situação.

Segundo a Defesa Civil, choveu 138 milímetros entre 16h35 e 17h40. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender vítimas ilhadas em veículo e estabelecimentos comerciais. Ao menos 150 pessoas foram resgatadas, entre elas quatro gestantes, três portadores de necessidades especiais e diversas crianças.

Quatro pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia com ferimentos leves. Uma pessoa foi atendida na UPA da Vila Prado com crise síndrome do pânico. Outras três pessoas foram encaminhadas para Santa Casa, onde foram medicadas e ficaram em observação.

O trabalho de socorro mobilizou equipes dos bombeiros durante toda a noite. Até as 22h, havia 95 ocorrências para ser atendidas na cidade.

A forte chuva que durou cerca de uma hora causou grandes estragos durante a tarde.

A tempestade começou com granizo em vários pontos da cidade, e o volume da chuva causou alagamentos.

A enxurrada e lama na região da Praça Itália interditou o trânsito no local. A liberação para o tráfego ocorreu durante a noite de quinta.

Solidariedade

Araraquara autorizou o suporte com equipes do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae), Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Defesa Civil e agentes de trânsito.

“Estamos enviando 7 caminhões caçamba, 1 caminhão munck, 2 caminhões-pipa, 1 viatura de trânsito, além de cones e fitas zebradas”, disse o prefeito reeleito, Edinho Silva (PT) por meio da rede social.

A Prefeitura de Ibaté também enviou dois caminhões basculantes e um caminhão-pipa para auxiliar nas primeiras providências, além de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para ajudar com a segurança nos locais afetados.

Alagamentos

Carros foram arrastados durante chuva em São Carlos novembro 2020 — Foto: Redes sociais

Carros foram arrastados durante chuva em São Carlos novembro 2020 — Foto: Redes sociais

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), houve inundações no Parque do Bicão, no pontilhão da Praça Itália e na região central, próximo à praça do Mercadão. A Rua Episcopal foi inundada mais uma vez este ano.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 26 carros foram levados pela correnteza. Um deles invadiu uma loja.

A prefeitura emitiu um alerta pedindo que as pessoas não saíssem de casa até que os alagamentos acabassem.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/11/27/chuva-em-sao-carlos-araraquara-e-ibate-disponibilizam-equipes-para-ajudar-na-limpeza-da-cidade.ghtml

O Site Jorge Zanoni recebeu mais de 50 imagens em Fotos e Vídeos de um internauta aqui da região que mora atualmente em São Carlos, e que mostra a situação que está a cidade hoje (27), depois da tragédia.