Dioceses de Bauru e Marília anunciam volta das missas presenciais com restrições

0
1039

Entidades que representam a Igreja Católica em mais de 50 cidades da região anunciam volta para este sábado (22). Haverá regras de distanciamento e ocupação limitada dos templos.

As dioceses de Bauru e Marília (SP) anunciaram nesta terça-feira (18) a retomada das missas presenciais nas mais de 50 cidades do centro-oeste paulista sob suas jurisdições para o próximo sábado (22).

A retomada, porém, terá restrições e precisará seguir protocolos de segurança para minimizar o risco de contágio pelo coronavírus.

A Diocese de Bauru, que abrange 14 cidades com mais de 40 paróquias, emitiu comunicado assinado pelo bispo Dom Rubens Sevilha no qual explica que as celebrações poderão ser realizadas a partir de sábado de maneira gradual e seguindo algumas regras do protocolo de segurança.

Dentre essas regras estão a redução da capacidade de público para 40% nas igrejas que conseguem receber até 200 pessoas, e de 20% nas igrejas que podem receber mais de 200 pessoas.

Além das regras de higienização e do distanciamento social, o comunicado informa que as celebrações devem ser realizadas com até uma hora de duração.

Já na Diocese de Marília, que representa 37 cidade e mais de 65 paróquias, a principal restrição é a de ocupação máxima de 30% dos templos em relação à indicada pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o padre Lico, chanceler da Diocese de Marília, as readequações vão respeitar os decretos estadual e municipais sobre a flexibilização da quarentena.

Além da limitação de ocupação, as igrejas deverão manter o distanciamento entre os fieis e oferecer álcool gel. Haverá também medição de temperatura das pessoas na entrada.

Segundo o padre Lico, outros sacramentos da Igreja, como casamentos e batizados, além de grupos de orações, encontros e reuniões não serão retomados neste primeiro momento de flexibilização.

O chanceler explicou ainda que, para respeitar a limitação de ocupação, as igrejas poderão optar entre oferecer agendamento para os fieis ou distribuir senhas.

Segundo o padre Lico, chanceler da Diocese de Marília, outros sacramentos, como casamentos e batizados, não serão retomados neste momento — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo o padre Lico, chanceler da Diocese de Marília, outros sacramentos, como casamentos e batizados, não serão retomados neste momento — Foto: TV TEM/Reprodução

Mesmo com a retomada das missas presenciais, a Diocese de Marília informa que a ideia é manter as transmissões de missas por meios eletrônicos, tanto para atender os fieis integrantes dos grupos de risco como aqueles que ainda não se sentirem seguros para frequentar a celebração de forma presencial.

Ourinhos mantém drive-in

Em Ourinhos, apesar de as celebrações presenciais já estarem liberadas, com restrições, a prefeitura informou que, num primeiro momento, será mantido o esquema de celebrações religiosas no estilo drive-in, no qual os fieis assistem às celebrações dentro dos carros, no recinto de exposições da Fapi (Feira Agropecuária e Industrial).

Segundo a prefeitura, o recinto segue disponível para a programação de celebrações, tanto da Igreja Católica como das evangélicas. Como este formato teve boa aceitação, a prefeitura informou que vai consultar as igrejas sobre sua manutenção.

Em Ourinhos, o decreto que permite a retomada das celebrações religiosas também determina uma série de medidas que seguem os protocolos de segurança sanitária de prevenção ao coronavírus.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2020/08/18/dioceses-de-bauru-e-marilia-anunciam-volta-das-missas-presenciais-com-restricoes.ghtml