Programação estará disponível no site a partir das 10h, neste domingo (19). Mudança alterou todo o planejamento da data na cidade que leva o nome do santo.
No dia 19 de abril é comemorado o Dia de Santo Expedito e a cidade que leva o nome do santo das causas justas e urgentes conta com uma programação diferente neste ano, devido ao período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. A missa será transmitida aos fiéis ao vivo pela internet, através do site do G1 Presidente Prudente e Região.
Os devotos poderão assistir à celebração acessando a transmissão que estará disponível na home do G1, a partir das 10h, neste domingo (19).
O reitor do Santuário Diocesano de Santo Expedito, padre Umberto Laércio Bastos de Souza, que irá presidir a celebração, disse ao G1 que por conta da mudança repentina, todo o planejamento para a data foi alterado.
“Todos compreenderam, pois sabem que nosso maior compromisso é com a vida. Não estaremos juntos fisicamente, mas unidos em oração”, ressaltou o padre.
Na programação está prevista benção a todos os romeiros e devotos que acompanham costumeiramente as atividades do Santuário de Santo Expedito.
A tradicional missa é celebrada desde a fundação do santuário. Em 2000, houve aumento na quantidade de fiéis devido à divulgação e popularização da devoção na região de Presidente Prudente.
“Cerca de 50 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar, participaram das diversas edições da festa. Muitos que vieram à cidade nesta data comemorativa contribuíram para a construção do santuário e fomentaram o comércio local e vendedores ambulantes”, contou o padre ao G1.
O diretor executivo da TV Fronteira, Paulo Lima, disse que como as pessoas não poderão ir até o santuário, o site fará o inverso.
“Vamos levar a missa até as pessoas, vamos retransmitir pelo G1. Dar esse espaço, essa divulgação, para que as pessoas possam ter a sua comunhão, possam consagrar o dia 19 de abril a Santo Expedito”, acrescentou.
Baseado nas celebrações semanais, em que o alcance médio é de oito mil pessoas, o padre Umberto espera alcançar 50 mil participantes na missa virtual.
Fonte: G1