DOUTORA I.A …

0
925

*CLAUDIVAL CLEMENTE

O diagnóstico médico é a parte da consulta ou do atendimento médico, que após exame físico e análise de dados e de exames de imagens ou bioquímicos, se define uma eventual doença.

Doença, como se sabe, é alteração biológica do estado de saúde de um ser humano ou animal.

O maior desafio dos profissionais de saúde é formular um diagnóstico com precisão e rapidez, pois muitas vezes a vida do paciente corre risco ou a demora em diagnosticar pode trazer sequelas irrecuperáveis.

Alguns cientistas desenvolveram uma nova forma de obter os diagnósticos mais rapidamente, utilizando as inteligências artificiais.

Como o próprio nome deixa claro, a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.  O objetivo é elaborar máquinas que, mais do que simplesmente seguir rotinas pré-programadas, sejam capazes de aprender a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente e consigam se adaptar a novos ambientes.

A grande vantagem das inteligências artificiais é que a sofisticação dos algoritmos permite que uma ampliação do conhecimento de todas a enfermidades, acessando com rapidez os sinais e sintomas, que normalmente possibilitam ao médico formular o diagnóstico do paciente. Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.

Também permite examinar com maior precisão os resultados dos exames de imagens e os bioquímicos, estabelecendo com segurança as eventuais doenças que acometem o paciente.

A inteligência artificial também tem em sua memória, uma quantidade maior de medicamentos que podem ser utilizados, fazendo a interação medicamentosa, tarefa difícil para um médico no momento de prescrever. A inteligência artificial também confere os eventuais efeitos adversos ao paciente. Efeito adversoé um evento desfavorável que ocorre durante ou após o uso de medicamento ou outra intervenção.

Existem ainda outros temas a serem abordados a respeito da utilização das inteligências artificiais nos diagnósticos de doenças.

Envie suas dúvidas, críticas ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

                *Bacharel em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro da  Universidade Estadual  Norte Pioneiro, em Jacarezinho-PR  e Bacharel em Administração de Empresas pela FIO, em Ourinhos.  Atuou vários anos em escritórios de advocacia . Sócio sênior da BCRC CONSULTORIA.