Década Perdida…

0
770

DÉCADA PERDIDA…

*CLAUDIVAL CLEMENTE

*CLAUDIVAL MOURA CLEMENTE

Mais um ano terminou e com ele a década que se iniciou em 2010. Foi um período bastante conturbado econômica e politicamente para o Brasil.

A economia brasileira foi fortemente abalada com a implantação da chamada nova matriz econômica, implantada em 2011, um conjunto de medidas com base em políticas de forte intervenção governamental, redução da taxa de juros e política fiscal com dirigismo no investimento, elevação de gastos, concessões de subsídios e intervenção em preços.

Esta tal nova matriz econômica, além de conter medidas antigas que nunca produziram efeitos, causou um efeito danoso à economia, provocando quedas nos graus de investimentos tanto do governo quanto das empresas públicas.

Na sequência, se descobriu uma enorme rede de corrupção envolvendo vários políticos, autoridades governamentais, empresários e partidos políticos, culminando com a prisão de várias personalidades famosas.

O Brasil chegou ao fundo do poço, mas o povo brasileiro não desistiu da luta e revidou com manifestações populares, exigindo mudanças que se implementaram com as eleições de 2018.

Infelizmente o país ainda não atingiu a indispensável maturidade, mas a jovem democracia brasileira está em fase de formatação e sempre repelindo todas as manifestações radicais, sejam da esquerda quanto da direita.

Muito embora a economia esteja em recuperação, é baixa a probabilidade para investimentos internos ou do exterior, pois inobstante algumas tentativas, ainda não foi possível engatar uma segunda marcha, o que inibe os possíveis investidores.

Contudo, considerando que este ano é chamado de “ano político”, com a realização de eleições para prefeitos e vereadores, é possível que sejam implantadas algumas medidas microeconômicas, suficientes para produzir alguns impactos na economia, de modo a propiciar aumento nos investimentos e abertura de novos postos de trabalho.

Pelo menos esta é a esperança do povo brasileiro, para compensar a década perdida que chegou finalmente ao seu final.

Envie dúvidas, comentários ou sugestões para bcrcconsultoria@gmail.com. Até a próxima.

*Formado em Direito pela Universidade Estadual de Direito do Norte Pioneiro em Jacarezinho e em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Ourinhos. Sócio sênior da BCRC Consultoria.

** Revisão e colaboração  – Acadêmico de Administração de Empresas na UNICID.