Estacionamentos em recuo em Dracena não estão sendo usados de maneira correta


04/12/2018 21:12



Conforme Leis do CONTRAN (Código Nacional de Trânsito Brasileiro), há normas até para se construir os tais estacionamentos com recuo. Também há que se consultar a lei municipal através do Plano Diretor. Esse assunto já foi debatido na Câmara Municipal de Dracena e há um mínimo de obrigatoriedade de espaço livre a ser observado para pedestres, cadeirantes e usuários da calçada. Esse detalhe nem sempre tem sido observado por motoristas que estacionam seus veículos de qualquer jeito em prejuízo dos usuários. Também tem que ser atentado que nesse caso não pode ser estacionamento privativo, pois a partir do momento que se tirou a vaga normal da rua qualquer pessoa pode estacionar no estabelecimento com esse tipo de estacionamento. O que notamos em nossa cidade é talvez respeitos e considerações entre amigos. O Site JZ consultou as leis que regem esse tipo de estacionamento e alguns artigos e mostra abaixo um bem interessante para conhecimento de todos.

Jorge Zanoni

Fotos de Internauta

Código de Trânsito Brasileiro proíbe estacionamento privativo para clientes

11 Junho 2017 20:22:16

Airton Olivério da Costa / Policial Rodoviário Militar de Santa Catarina Formação / Graduação: Tecnologia em Gestão de Trânsito e Transportes UNOESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Videira-SC

Código de Trânsito  1.jpg 

O que tem se notado ultimamente em nossa cidade é a criação desgovernada e sem fiscalização dos órgãos competentes quanto aos estacionamentos que são criados, supostamente considerados privativos, ou seja, somente para clientes.

Esta prática esta se tornando comum quando se inaugura na cidade um ponto comercial, seja um mercado, lojas de confecções e até mesmo em prédios residenciais.

Os proprietários de estabelecimentos que possuem estacionamentos de recuo paralelo a via não podem caracterizar como privativas as vagas criadas, seja em clínicas médicas, supermercados e outros locais públicos, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com isso, os proprietários que privaram os motoristas de estacionar paralelamente às calçadas, não podem impedir que veículos sejam estacionados dentro dos recuos, espaço e entre a calçada e a edificação.

Pois ao criar a vaga com recuo, automaticamente deixa de existir a vaga de estacionamento na rua (pública), desta forma, qualquer pessoa pode estacionar o veículo. Não pode ser cobrado nenhum valor e nem ser impedido.

Se existe na via o estacionamento paralelo (público), o proprietário do estabelecimento não pode deliberadamente criar um estacionamento de recuo e eliminar o estacionamento público tornando esse privativo aos clientes toda a extensão do seu comercio.

De acordo com a RESOLUÇÃO 302 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008:

Art. 6º. Fica vedado destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações de uso não previstas nesta Resolução.

Ou seja, somente pode se configurar estacionamento privativo, se o órgão competente assim o definir, baseado nas hipóteses previstas nessa lei, que incluem ambulâncias, viaturas, idosos, deficientes etc..

Não existe assim, estacionamento privativo para clientes. Ao destinar toda a frente de sua propriedade para estacionamento, o proprietário está privando o cidadão comum de estacionar na via pública. A única maneira do proprietário de estabelecimento fazer um estacionamento privativo é criando uma entrada e saída de veículos (de acordo com os espaçamentos exigidos no Plano Diretor ou na lei de uso e ocupação do solo de seu município) e deixar o restante da via com a calçada alta, permitindo o estacionamento público.

Mesmo que o proprietário do estabelecimento recue a fachada de seu prédio para aumentar a calçada, ele não pode rebaixar o meio fio sem a aprovação do órgão municipal competente. Isto porque, a alteração pode privar outras pessoas de estacionarem na via pública em frente ao estabelecimento, uma vez que é proibido parar e estacionar onde há entrada e saída de veículos. Além disso, este recuo precisa garantir a passagem de pedestres na calçada, o que também depende da regulamentação de cada município.

Antes de fazer qualquer investimento, informe-se sobre o Plano Diretor de sua cidade, que traça o planejamento de trânsito, segundo a legislação municipal. A aplicação de advertência por escrito e multa por circulação, estacionamento e paradas indevidas também está na legislação local. E fique atento, nenhum dono de estacionamento pode remover/guinchar o veículo estacionado sem autorização judicial, mesmo que seja sua vaga.

Fonte: http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/geral/c%C3%B3digo-de-tr%C3%A2nsito-brasileiro-pro%C3%ADbe-estacionamento-privativo-para-clientes-1.1978154


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