Professora da FCAT fala a respeito da produção de Figos


06/12/2017 20:12



Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues é docente do Curso de Engenharia Agronômica

O figo é uma das principais frutas exportadas pelo Brasil, sendo a terceira mais exportada entre os frutos de clima temperado.

A pesquisadora Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues, do Câmpus da Unesp em Dracena, fala sobre a introdução da cultura do figo na microrregião de Dracena. Ela, em conjunto com orientados, estuda a adaptação de 45 diferentes espécies de figueiras para testar quais se desenvolvem melhor no clima de Dracena, servindo, assim, como uma alternativa de plantio e diversificação da produção rural na região. Além disso, Gabriela estuda novas formas de plantio da acerola utilizando enxertagem. A ideia é tentar padronizar os níveis de vitamina C na fruta, aproveitando que Dracena é a maior produtora de acerolas do estado de São Paulo. Ela também estuda a produção de flores, reaproveitamento de sobras de frutas para alimentação animal e tem um projeto de extensão com o desenvolvimento de uma agrofloresta sensorial, visando o atendimento de alunos da APAE.

O programa desta semana pode ser visto em:  https://tv.unesp.br/edicao/1718 ou https://www.youtube.com/watch?v=a10OUdzE5gk

O Ciência Sem Limites começa às 18 h - inédito as segundas-feiras, com reapresentação às quartas-feiras às 12 h, sábados às 11 h e domingo às 7 h.

Baixe o aplicativo UnespTV no GooglePlay e assista a todos os programas.

Os programas podem ser vistos em  http://www.tv.unesp.br/cienciasemlimites

A TV Unesp pode ser assistida no Canal 45 UHF (aberto) e Canal 46.1 digital, também na Net canal 18 somente para Bauru. Também pode ser visto "ao vivo" no horário do programa pelo site: www.tvu.unesp.br  O objetivo é mostrar e relatar as atividades dos pesquisadores em suas respectivas áreas de atuação. Pesquisadores interessados devem entrar em contato pelo e-mail: cienciasemlimites@tvu.unesp.br ou (14) 3103-6002.

TV UNESP

 


Nossos Parceiros