Curiosidades 04/02/18


04/02/2018 11:02



Conheça a cor que reduz o estresse: a tonalidade da calma.

Existe uma cor que reduz o estresse e nos transmite calma e tranquilidade. É a tonalidade que contempla o mar e compõe os oceanos. É a cor do céu limpo nas tardes reluzentes de verão e nas manhãs frescas de outono. Assim, o azul e todas estas paisagens onde sua paleta de tons fica impressa, facilitam um cenário propício para o relaxamento e o bem-estar.

É interessante saber que, ainda que a cor azul seja atualmente uma das preferidas das pessoas, no passado não era. Isso acontecia por uma simples razão: o azul não era muito visto. Além desse tom presente no céu e nos mares, não era comum vê-lo fazer parte do cotidiano das sociedades antes do século XII (com exceção da cultura egípcia).

“O que é preciso para ser feliz? Um pouco de céu azul acima de nossas cabeças.”
– André Maurois –

Foi precisamente neste século que, graças às novas técnicas químicas e de fabricação, o azul passou de um tom estranho para fazer parte dos tecidos religiosos, dos escudos das armas e das obras de artistas seletos. Da noite para o dia, o povo experimentou o impacto psicológico e emocional relacionado a essa tonalidade.

Foi associado à divindade, ao místico, e à elegância. Mais tarde, no século XVIII e com o desenvolvimento de novos pigmentos, surgiu uma gama muito mais ampla de azuis. Com eles e graças aos estudos desenvolvidos por Michael Pastoureau, ficou em evidência uma realidade inegável: o azul era a cor favorita de todos os países ocidentais. Era o tom que gerava bem-estar e confiança no ser humano…

A cor que reduz o estresse

Passamos anos realizando estudos no desconhecido mundo da psicologia da cor, obtendo resultados surpreendentes. O que começou o próprio Isaac Newton, e que mais tarde continuou Goethe, foi desenvolvido depois nos livros de Eva Heller. Atualmente universidades do mundo todo analisam a relação da cor com o mundo do marketing e da publicidade, ou como objetivo de criar entornos de trabalho mais acolhedores e ao mesmo tempo mais produtivos.

Assim, algo que os especialistas sabem há anos é que a cor que tem um poder maior para reduzir o estresse é o azul. Pode ser que esta conclusão tão lógica chame a atenção, visto que como já sabemos, a maioria de nós filtra as cores associando a elas conteúdos inconscientes.

Tentemos evocar a sensação que temos quando estamos diante de um mar calmo, de águas azuis que se mesclam com o horizonte de um céu da mesma cor. Se reproduzirmos bem essa imagem, a calma que emanamos é imensa, reconfortante, maravilhosa, e isso é algo que a maior parte da população também sente.

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/cor-que-reduz-o-estresse/

 


Nossos Parceiros